Desenhos de alunos da rede estadual serão expostos em festival de arte e cultura no Japão

Exposição reúne trabalhos sobre “Redução, Reutilização e Reciclagem”

Desenhos de alunos da rede estadual serão  expostos em festival de arte e cultura no Japão - Divulgação


Dez desenhos de alunos de escolas estaduais serão exibidos em uma prestigiada exposição durante o Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, no Japão. As obras de arte foram selecionadas por meio do “Concurso De Desenho Toyama 2023”. Os participantes desenvolveram obras originais e artísticas, abordando o tema "Mottainai e o princípio dos 3Rs – Redução, Reutilização e Reciclagem". Ao todo, 175 estudantes de 131 escolas estaduais enviaram seus trabalhos.
 


O Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama é realizado desde 1997 e apresenta obras infanto-juvenis, produzidas por jovens autores de até 15 anos de idade, oriundos de regiões com as quais Toyama mantém intercâmbio.
 
O concurso tem como objetivo valorizar e preservar a cultura japonesa, incentivando a pesquisa e a divulgação da produção artística de estudantes de escolas públicas de diferentes países. O convite para participação foi estendido à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que integra o evento desde 2007.
Nós e a natureza

Uma das vencedoras da etapa no Estado foi a estudante Eliara de Souza Pereira, 9 anos. Aluna do 4º do fundamental, da EE Luiz Chisóstomo de Oliveira, em Penápolis, concorreu com a obra intitulada “Nós e a Natureza”.
“Sempre gostei de desenhar. Na escola, a professora Verônica Galiades da Silva se apaixonou pelos meus desenhos.

Comecei a todos os dias fazer um trabalho, mas eu desenhava no caderno e ela falou que não era para ficar arrancando folhas. Então me deu um caderno de desenho novinho, lápis, borracha, lápis de cor e canetinha, foi o dia mais feliz que eu lembro”, relembra a estudante.

No trabalho apresentado, Eliara de Souza Pereira, usou cartolina, lápis grafite, lápis colorido e caneta 2.0 na cor preta para contorno. “A minha ideia foi mostrar a forma correta de ser gentil com o mundo. Gentileza gerada sem desperdício. A redução dos usos incorretos da matéria, reutilização dos materiais que são descartados e a limpeza dos nossos solos e rios”, explicou.

A professora Verônica Galiades da Silva, que a incentivou anos atrás, também foi a responsável pela orientação no concurso. “Eliara é curiosa e isso é combustível motivador para o sucesso. Por intermédio da curiosidade é que se estimula e desperta a inteligência. Conversamos sobre tudo que poderia ser feito e depois foi fácil. Ela nem mesmo precisou fazer rascunho. Estava tão empolgada que partiu para a cartolina”, comentou a professora.
 
A competição promove a ampliação do universo cultural dos participantes, além de possibilitar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscam, por meio da arte e da cultura, estimular princípios estéticos, sensibilidade e criatividade, tornando o desenho e a pintura um importante canal de comunicação e expressão.

Confira a lista de vencedores
Ana Luiza de Fátima Casagrande - EE Professor Wilson Pires /  Pindamonhangaba
Bruna Nakamura Rodrigues - EE Coronel João Cruz /  Avaré
Eliara de Souza Pereira - EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira / Penápolis
Ester Gabriela Rodrigues Lima - EE Professora Nelson Girard/  Mogi Mirim
Hanah Beatriz Rodrigues Karam - EE Professor Sebastião de Souza Bueno /  Norte 2
Humberto Gomes Pereira - EE Parque Piratininga III / Itaquaquecetuba
Isabela Pacheco dos Santos - EE Professora Laís Bertoni Pereira /  Campinas Oeste
Júlia Mendonça Almeida - EE Professor Sebastião de Souza Bueno / Norte 2
Letícia Baptista Ponce - EE Barão de Franca/  Franca
Liniker Gabriel Serafim Pereira - EE Professor Archiles Rodrigues/  São João da Boa Vista