Dia do Desafio: estrelas olímpicas do vôlei brasileiro participam de jogo inédito em Rio Preto

O jogo traz para as quadras integrantes das seleções brasileiras campeãs olímpicas em Atenas e Rio de Janeiro

Dia do Desafio: estrelas olímpicas do vôlei brasileiro participam de jogo inédito em Rio Preto - Divulgação/ Sesc Rio Preto


Dia 31, quarta-feira, às 19h, o Sesc de São José do Rio Preto promove um jogo exibição inédito entre estrelas olímpicas do vôlei, campeãs em Atenas e Rio de Janeiro. Capitaneadas pelo bicampeão olímpico Serginho (2004 e 2016) e composta  por Dante (2004), Gustavo (2004), Rodrigão (2004), Anderson (2004), Lipe (2016) e William (2016), o jogo exibição integra a programação do Dia do Desafio, uma campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas e combate ao sedentarismo.


A apresentação acontece no ginásio de esportes do Sesc Rio Preto, a entrada é gratuita, com retirada de ingressos, limitados, a partir das 14h do dia 31.  

Dia do Desafio chega em sua 29ª edição, sob o tema “Muito mais que um dia!”, indicando os novos desafios desta que é uma das mais importantes campanhas mundiais de incentivo à prática de esportes e atividades físicas e o consequente combate ao sedentarismo. 

No Sesc Rio Preto, a campanha é marcada por inúmeras atividades como circuito de habilidades, pista de air track danças de rua e circuito de ginástica artística, que se iniciam a partir das 13h e são abertas para a participação de todos os públicos.

A programação segue ao longo do dia, culminando no jogo exibição Desafio das Estrelas Olímpicas, realizado às 19h do dia 31, no ginásio de esportes, entre integrantes das seleções brasileiras campeãs olímpicas em Atenas e Rio de Janeiro e um combinado master da região de Rio Preto com atletas que marcaram a história do vôlei local.  

Ao longo do dia 31, diversas instituições parceiras bem como as prefeituras de municípios participam da programação oferecendo atividades locais para a população, como é o caso de cidades como Estrela D’Oeste, Mesópolis, Santa Fé do Sul, Ipiguá, Mirassolândia e Nova Granada.  

“O Dia do Desafio não somente incentiva a prática de atividades físicas e fortalece relações entre cidades, instituições e pessoas, mas também dialoga com os valores institucionais e o desejo do Sesc de uma sociedade mais justa para todos”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Ele acrescenta ainda que “como ferramenta, a campanha este ano visa sensibilizar gestores públicos e instituições a criarem metas factíveis em seus cenários e a desenvolverem projetos comunitários que utilizem a campanha como meio para o alcance de tais objetivos. Além disso, na data e para além dela, manter a ideia viva ao longo do ano permite a elaboração de novas propostas que contribuam com a comunidade em busca de territórios mais humanos, inclusivos e democráticos”. 

Criado pela TAFISA (The Association For International Sport for All), sob coordenação do Sesc SP no Continente Americano, com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o tradicional evento foi marcado até 2019 pela disputa amistosa entre as cidades em busca da maior mobilização de pessoas praticando atividade física no dia.

Desde as duas edições realizadas virtualmente durante a pandemia (2020 e 2021), a campanha tomou novos contornos e o engajamento por meio da competição mostrou não ser mais necessário, visto que todas as cidades e instituições participantes têm em suas agendas a realização de ações na última quarta-feira do mês de maio, independentemente do formato, pois buscam, por meio do Dia do Desafio, criar legados positivos e perenes que estimulem a prática de atividade física e esportiva em sua comunidade por meio da criação e implantação de projetos e políticas públicas. 

O tema “Muito Mais Que Um Dia” propõe uma reflexão de uma prática de atividades físicas e esportes que extrapole o dia do evento, tornando-se algo presente na rotina das pessoas por todo o ano. Bem como, instiga organizações e instituições públicas e privadas a repensarem sua oferta de atividades para além da data, viabilizando a permanência e incentivando a criação de políticas públicas em prol desse tema. 

SERVIÇO 

Jogo exibição – Desafio das Estrelas Olímpicas 

Jogo exibição entre as estrelas olímpicas capitaneadas pelo bicampeão olímpico Serginho (2004 e 2016) e composta também por Dante (2004), Gustavo (2004), Rodrigão (2004), Anderson (2004), Lipe (2016) e William (2016) enfrentam um combinado master da região de Rio Preto com atletas marcantes na história do vôlei local.  

Dia 31/5, quarta, das 19h às 21h30.
Local: Ginásio de esportes do Sesc Rio Preto 

Ingressos: Retirada de ingressos, a partir das 14h do dia 31/5. Limitado a dois ingressos por pessoa. 

Entrada gratuita.