Dia Nacional do Livro: ​projeto incentiva hábito entre crianças

Projeto 'Leitura Para Todos' t​ambém busca colaborar com a transformação social e impactar as crianças atendidas

Dia Nacional do Livro: ​projeto incentiva hábito entre crianças - Divulgação


No próximo dia 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro, uma data para nos lembrar da importância da leitura e a necessidade dos livros em nossas vidas. De acordo com o Mundo Educação, a data foi instituída em 1810, em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país.


Se os livros já têm a capacidade de levar os adultos para outro mundo, imagina com os pequenos? O incentivo à leitura é uma das ações que mais impactam a imaginação das crianças, já que, é através da leitura que muitos deles conhecem outros lugares, sejam de verdade ou só na imaginação mesmo.

O projeto ‘Leitura Para Todos’, que já está em sua 3ª edição, busca o incentivo ao hábito da leitura entre crianças em situação de vulnerabilidade e reforça a importância dos livros como agentes de transformação social.

A ação, que é uma iniciativa da ALLO​S, a mais inovadora e completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina, visa distribuir mais de 100 mil livros neste mês, totalizando assim mais de 600 mil exemplares doados desde 2021, quando o projeto foi iniciado.

A cada fase de uma edição, um título é escolhido para ser distribuído a instituições sociais localizadas nos entornos dos malls da rede. Nessa segunda fase da 3ª edição, o título escolhido foi Toy Story, que conta uma história sobre amizade e trabalho em equipe no universo de aventuras dos personagens Woody e Buzz.

​N​a primeira fase do projeto, foram doados mais de 100 mil exemplares​. Até o final de 2023​, serão cerca de 210 mil livros distribuídos pelo projeto. Desde 2021, mais de 400 mil livros foram doados a 828 instituições, em diversas partes do Brasil, tocando a vida de mais de 134 mil pequenos leitores.