Doria comenta 28 anos da criação do Plano Real: "desenvolvimento e proteção social"

Ex-governador de São Paulo elogiou o programa brasileiro implementado em 1994 no governo de Itamar Franco e consolidado no governo FHC

Doria comenta 28 anos da criação do Plano Real: "desenvolvimento e proteção social" - Reprodução


O ex-governador de São Paulo, João Doria, comentou nesta sexta-feira (1º) sobre os 28 anos de criação do Plano Real, consolidado em 1994 no governo de Fernando Henrique Cardoso, quando ele assumiu a presidência da República.


No Twitter, Doria falou sobre o desenvolvimento econômico e social no Brasil após o programa criado pela equipe de FHC, quando o político era secretário da Fazenda, no governo de Itamar Franco.

“Hoje faz 28 anos de criação do Plano Real pela equipe de FHC. Graças ao Real, a economia brasileira foi estabilizada, promoveu crescimento, desenvolvimento e proteção social. Sem populismos nem corrupção, trouxe orgulho e respeito internacional ao Brasil”, afirmou o tucano.



PLANO REAL

Quase três décadas depois, o Plano Real foi desconfigurado por diversas decisões econômicas. Hoje, novamente, o Brasil enfrenta a alta da inflação, que chegou a dois dígitos no ano passado – fruto de uma série de fatores como o aumento do dólar, a valorização do petróleo e as secas, de acordo com especialistas.

Na época em que o programa foi criado, o país enfrentava uma hiperinflação que se deu após a ditatura militar. O Plano Real foi elaborado para combater a hiperinflação que se instalou no governo Sarney. A iniciativa se baseou em três pontos: a Lei de Responsabilidade Fiscal, o câmbio flutuante e as metas de inflação.

Para especialistas, embora o programa tenha conseguido reduzir a inflação, a estabilização não foi o suficiente para deslanchar o crescimento econômico. Quase 30 anos depois de sua criação, a qualidade de vida do brasileiro ainda é um desafio.

(Com informações de O Liberal).