Doria e Bolsonaro aparecem empatados em eventual 2º turno, diz pesquisa

Levantamento foi divulgada nesta quarta-feira (6) pelo instituto; veja os números

Doria e Bolsonaro aparecem empatados em eventual 2º turno, diz pesquisa - Marcos Corrêa/PR


Entre os cenários simulados pela pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República feita pelo Ipespe, um deles chamou a atenção. Sem a presença de Lula (PT), o ex-governador de SP, João Doria (PSDB), empataria em um eventual segundo turno disputado co​​ntra o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).


A pergunta feita aos entrevistados foi a seguinte: 'Se houver segundo turno na eleição para Presidente e os candidatos fossem esses que vou ler, em qual dos dois o(a) Sr(a) votaria para presidente?'.

O resultado foi que 39% optariam por Bolsonaro e 38% votariam em João Doria, ou seja, empate técnico. A porcentagem de pessoas que votariam nulo ou branco também é grande: 24%.

No levantamento, foram entrevistadas mil pessoas acima de 16 anos, por telefone, entre os dias 2 a 5 de abril. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-03874/2022.

A avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro continua negativa para mais da metade da população, segundo ​a pesquisa. Para 54%, o governo é péssimo, mesmo número da amostragem anterior. Para 29% é ótimo, dois pontos percentuais a mais que no último levantamento. Outros 15% classificaram o governo como regular.

A aprovação do governo Bolsonaro também é baixa. Segundo a pesquisa, 33% aprovam a gestão do presidente, enquanto 63% desaprovam.​​