É preciso cautela com inflação diante de mudanças na oferta, diz presidente do BC

É preciso cautela com inflação diante de mudanças na oferta, diz presidente do BC - Divulgação/BC


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou que é preciso ter cautela com a inflação em um momento de mudanças na oferta global que tornam as pressões inflacionárias mais persistentes, conforme a apresentação divulgada pelo BC de sua palestra na Câmara de Comércio Brasil-EUA, em Miami, na Flórida (EUA). "O caminho para redução da inflação é não-linear."


Foi um evento fechado à imprensa. Além do cuidado com a inflação, Campos Neto citou a necessidade de que o arcabouço fiscal tenha limites e que sejam feitas políticas para fortalecer o lado da oferta.

Em relação à oferta, Campos Neto ressaltou na apresentação que os fatores que a faziam mais "adaptável" não existem mais. "Mudanças estão em curso e aceleradas", disse, citando uma distribuição desigual dos benefícios da globalização, "ventos contrários" da demografia e alterações estruturais no mercado de trabalho, além das mudanças climáticas e da transição verde.

Na sequência, o documento traz a pergunta: "O que pode ser feito?". E as respostas dadas por Campos Neto são cuidado com a inflação, limites para o arcabouço fiscal e políticas para fortalecer o lado da oferta.

Em relação ao cenário fiscal, o presidente do BC disse que assegurar a credibilidade é crucial e que reformas estruturais são necessárias para aumentar a credibilidade.

Sobre políticas para o lado da oferta da economia, Campos Neto citou a necessidade de manter a cooperação global e de ter melhores ferramentas de globalização.