Em 2023, Apple vende mais celulares que a Samsung

Chinesa Xiaomi permanece em terceiro lugar. Mercado de smartphones Android fica mais acirrado

Em 2023, Apple vende mais celulares que a Samsung -


A Apple superou a Samsung no mercado de smartphones pela primeira vez em 2023, segundo dados preliminares da consultoria de mercado IDC. As informações são do portal SBT News.


O relatório mostra que a companhia fundada por Steve Jobs superou a indústria coreana de tecnologia em números totais de vendas do dispositivo.

A Apple comercializou 234,6 milhões de unidades (20,1% do mercado),
Já a Samsung vendeu 226,6 milhões de smartphones, com 19,4% do mercado.
Logo atrás, vem a chinesa Xiaomi, que vendeu 145,9 milhões de aparelhos,

Outras fabricantes da China, como a Oppo e a Transsion, que é responsável por fabricar celulares com melhor custo-benefício, como a Infinix, também se destacaram no relatório de venda de smartphones

Apple se deu bem; Samsung perdeu mercado

Segundo o IDC, o mercado global de smartphones caiu 3,2% em relação a 2022. No entanto, como o desempenho no ultimo trimestre do ano surpreendeu as expectativas, houve assim um aumento de 8,5% nas vendas.

O perfil médio do consumidor também mudou. Agora o publico tem preferido os modelos premium, pois, apesar de serem mais caros estes aparelhos tem mais durabilidade e demoram mais para ficar defasados.

Mesmo diante de desafios, com problemas no mercado chinês, o encolhimento da Samsung (-13,6% no ano) e da Xiaomi, o desempenho do iPhone 15 ajudou a Apple a crescer 3,7% no ano.

Um dos motivos da queda da Samsung é a diversificação de fabricantes de smartphones como OnePlus, Oppo, Honor, Google e Huawei, que usam o sistema operacional Android, fizeram aumentar a concorrência no setor.