Em tratamento oncológico, mulher dá à luz a trigêmeos em Araçatuba

Aos 30 anos, Jaqueline Monteiro Alves, moradora em Castilho, passou a ser mãe de 7 filhos

Em tratamento oncológico, mulher dá à luz a trigêmeos em Araçatuba - Divulgação/Santa Casa de Araçatuba


Uma paciente do CTO (Centro de Terapia Oncológica) da Santa Casa de Araçatuba, que ficou grávida durante o tratamento de um câncer de mama, deu à luz a trigêmeos, uma menina e dois meninos, informou a assessoria de imprensa do hospital.


Os bebês nasceram na última sexta-feira (12) em parto cesáreo realizado pela equipe do Centro Obstétrico da Santa Casa. Derriane, a menina, nasceu às 9h42 com 1,96 kg. Miguel, o segundo bebê, nasceu dois minutos depois com 2,55 kg. Por último, às 9h45, nasceu Benicio, com 2,26 kg.

Após o nascimento, os trigêmeos foram internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal. Na manhã desta segunda-feira (15) Derriane e Benício receberam alta dos cuidados intensivos e permanecem agora na Unidade de cuidados Intermediária Convencional (UIcinco). Miguel, segue internado na UTI Neonatal em quadro clínico estável.

A gravidez ocorrida após Jaqueline Monteiro Alves, 30 anos, ter concluído os ciclos de quimioterapia e praticamente às vésperas de realizar uma cirurgia para retirada da mama direita acometida pelo câncer descoberto em novembro de 2021, foi a primeira de trigêmeos, mas não foi a única gestão múltipla de sua vida.

Ela e o marido Sebastião Benedito dos Santos, 53 anos são pais de mais quatro filhos que nasceram em duas gestações: Lara Andressa e Lana Nicole, que agora têm 10 anos e estão no quinto ano do Ensino Fundamental e Laio Nicolas e Juan Ítalo, com 5 anos e estudante do Ensino Infantil.

O casal mora no bairro Laranjeiras, em Castilho, numa casa cedida por um conhecido. Sebastião é pedreiro e Jaqueline trabalhava como agente de limpeza pública da Prefeitura Municipal. Após ser afastada em decorrência do câncer, Jaqueline recebe auxílio previdenciário.

A casa onde o casal mora possui dois quartos. Embora tenham recebido doações de fraldas, roupinhas e leite em pó, os trigêmeos não terão um quarto e moveis específicos quando receberem alta.

NECESSIDADES

Com a experiência de quem já teve gêmeos em duas ocasiões, Jaqueline estima que os trigêmeos precisarão de no mínimo 600 fraldas por mês.

Vão precisar de muito leite em pó também, já que em decorrência do câncer na mama, ela não poderá, como gostaria e fez das outras vezes, amamentar os bebês.  E haja leite em pó. Derriane, por exemplo, já está tomando 60 ml de mamadeira a cada três horas.

Mesmo admitindo que precisará ajustar as situações, Jaqueline diz que “não vejo a hora de levar meus bebês para casa”.  Ela considera que ter ficado grávida naturalmente num momento em que a morte “era uma expectativa não irreal em tudo o que estava vivendo”, foi um milagre de Deus em sua vida.

“Muitas vezes, quando eu estava na cadeira do CTO tomando a quimioterapia eu pensava: quando tudo isso terminar, eu nunca mais quero ver esse hospital na minha frente. E olha eu aqui dentro, com coração imensamente feliz pelo nascimento dos meus filhos. O que era sinônimo de morte, agora representa muitas vidas para mim”.

Assista o relato da mãe sobre a gestação.