Em Viena, Guterres ressalta como guerra na Ucrânia atrasa ação pelo clima

Secretário-geral diz que impacto do conflito não seria o mesmo com maior uso de energia e equipamentos renováveis; mundo chamado a intervir com maior demanda e urgência contra crises

Em Viena, Guterres ressalta como guerra na Ucrânia atrasa ação pelo clima - ONU News


O secretário-geral, António Guterres, afirmou que a guerra na Ucrânia não deve deixar o mundo esquecer que enfrenta a ameaça existencial da mudança climática. 


Falando a jornalistas, ele enumerou alguns efeitos da agressão da Rússia à Ucrânia como devastação, destruição e sofrimento. Este é o maior deslocamento de pessoas na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. 

Onda de Choque 

Guterres reiterou que a guerra “não tem sentido e deve parar” ao mencionar as ondas de choque causadas na Europa e no mundo.  As declarações foram feitas ao lado do presidente da Áustria Alexander van der Bellen. 

O chefe da ONU falou de efeitos como “inflamar de uma crise tridimensional de alimentos, energia e finanças”. Os impactos são arrasadores para pessoas, países e economias mais vulneráveis. 

Ele disse que essas situações combinadas se juntam a uma série de desafios que vão desde a pandemia até as desigualdades crescentes e insuficiência de recursos para a recuperação.  

Para o secretário-geral, o mundo precisa de maior ambição e ação conjunta com urgência para enfrentar esses desafios.

Consequências  

Ao explicar o paralelo entre a guerra na Ucrânia e a alteração do clima, Guterres citou as consequências do conflito em todos os lugares no que chamou de “catástrofe que acontece principalmente em países e comunidades vulneráveis”. 

O líder das Nações Unidas disse o foco midiático dado às mudanças e à ação pelo clima reduziu ou parou. 

Para ele, esta diminuição representa um “sério risco ao senso de urgência”, que é absolutamente essencial para combater as mudanças climáticas. Por outro lado, ele defende que a crise na Ucrânia demonstrou que a dependência pelos combustíveis fósseis é um risco enorme para todos. 

Custos 

Ele enfatizou que se as sociedades tivessem investido muito antes em energia renovável e em equipamentos como carros elétricos e outros, a guerra não teria impactos tão arrasadores. 

Guterres sublinhou o aumento do custo da energia, especialmente para os países em desenvolvimento sem recursos para pagar pelo recurso. 

Para o secretário-geral, a lição a tirar da guerra na Ucrânia é que quanto mais cedo o mundo eliminar combustíveis fósseis, adotar uma economia verde e uma transição completa para as energias renováveis, mais protegido estará das consequências de guerras similares e outras perturbações à paz e segurança globais.