Emissão de Certificado Internacional de Vacinas é interrompida para municípios

Com isso, as novas solicitações devem ser registradas pelo site da Anvisa, responsável pelas mudanças

Emissão de Certificado Internacional de Vacinas é interrompida para municípios - Arquivo/ Agência Brasil


Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto informa que a Anvisa encerrou o sistema Civinet, que o município utilizava para emissão do Certificado Internacional de vacinação e profilaxia (CIVP). Com essa mudança, não haverá mais o atendimento presencial, porque nenhum município credenciado terá o acesso ao sistema para emissão do documento.


A Anvisa manterá o atendimento online para as pessoas que tenham doses aplicadas antes de 30/12/2022, sendo o prazo de atendimento e liberação do certificado de até cinco dias úteis, conforme informação disponibilizada no site da Agência.

Para as pessoas que tomaram vacina contra febre amarela a partir de 30/12/2022, as doses registradas e integradas com a Rede Nacional de Dados de Saúde serão disponibilizadas no Conectsus, sendo possível a emissão do Certificado Internacional diretamente no aplicativo.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que os viajantes com destino a países que exigem o CIVP providenciem com antecedência o documento para evitar transtornos e risco de cancelamento da viagem.