Empresas de telecomunicações já podem fazer projetos de expansão da rede 5G em Rio Preto

Prefeito Edinho Araújo sancionou a Lei que viabiliza a instalação de internet 5G por parte de operadoras na cidade

Empresas de telecomunicações já podem fazer projetos de expansão da rede 5G em Rio Preto - Reprodução/ Pixabay/ imagem ilustrativa


O prefeito de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo (MDB), sancionou na última quarta-feira (10/4) a Lei 14.544, que viabiliza a instalação de internet 5G por parte das operadoras de telecomunicações no município. 


A Lei, de acordo com o prefeito, é mais um passo no sentido de atrair ainda mais investimentos para a cidade.

“Rio Preto dá hoje um passo rumo ao futuro, trazendo uma tecnologia que irá impulsionar o desenvolvimento econômico, melhorar a qualidade de vida da população e nos posicionar como referência também na área de inovação”, destacou.

De autoria do Executivo, a Lei 14.544 estabelece critérios e parâmetros urbanísticos gerais para implantação de infraestrutura de telecomunicações em áreas e bens públicos e privados ao nível do solo, no subsolo, no topo e nas fachadas das edificações localizadas em zona urbana e rural. 

A nível de comparação, a internet 5G é cem vezes mais veloz que a atual 4G, gerando uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis para o rio-pretense. Jorge Luís de Souza, secretário de Desenvolvimento Econômico, pontuou que a mudança abrirá inúmeras possibilidades de negócios para a cidade.

“Queremos promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação, o empreendedorismo, a autonomia tecnológica, o desenvolvimento econômico, social e ambiental, e a melhoria dos serviços públicos nas áreas de vocações do município”, disse.

Com a aprovação, a lei foi cadastrada no site da Anatel, tornando-se pública. A partir de agora, as empresas interessadas irão fazer projetos de expansão da rede 5G na cidade. A expectativa é que haja grande interesse por parte dos investidores, o que deve acelerar o processo para uma cobertura completa na cidade com o 5G.

Participaram do ato os vereadores Bruno Moura, Cel. Jean Charles, Bruno Marinho, Odélio Chaves, Renato Pupo, os secretários Orlando Bolçone (Planejamento), Jair Moretti (Governo), Cel. Luís Henrique Di Jacinto (Segurança Pública), Júlio Cesar (Presidente da Empro), Nicanor Batista (Semae), Rafaella Moraes (Mulher), Mário Soler (Comunicação), Zeca Moreira (Gabinete), Gilberto Mariano (vice-presidente da Acirp), Arnaldo Vieira (representando a Unirp), Marcelo Lorencin (Apeti) e Rogério Castro (representando o deputado estadual Itamar Borges).