Empresas vão se beneficiar com o 5G que chegou a Araçatuba

A tecnologia está se tornando rapidamente um catalisador para inovações significativas em diversos setores

Empresas vão se beneficiar com o 5G que chegou a Araçatuba -


A TIM acaba de anunciar que é a primeira operadora a disponibilizar 5G em Araçatuba (SP). Diz a operadora que 48 bairros já contam com antenas da tecnologia de quinta geração de redes móveis. Que ótima notícia!


O 5G está se tornando rapidamente um catalisador para inovações significativas em diversos setores. Enquanto os consumidores celebram a velocidade aprimorada de seus dispositivos móveis, as empresas estão descobrindo um vasto leque de vantagens que essa tecnologia proporciona, transformando a forma como operam e competem no mercado.

Uma das vantagens mais proeminentes do 5G é a velocidade extremamente rápida que proporciona. Com taxas de transferência de dados significativamente mais altas do que as gerações anteriores, as empresas agora podem realizar tarefas complexas em uma fração do tempo. Isso não apenas melhora a eficiência operacional, mas também permite o desenvolvimento de novos modelos de negócios baseados em dados em tempo real.

Antes de continuar o raciocínio, vale ressaltar que estamos falando aqui exclusivamente de acesso móvel, pois, no que diz respeito à acessibilidade de forma geral, a fibra ótica continua sendo a melhor opção para empresas, tanto em relação à velocidade, quanto à banda e estabilidade.

Dito isto, de fato, o 5G é um impulsionador essencial para a expansão da Internet das Coisas (IoT) - ressalte-se, no que diz respeito a acesso móvel. Com a sua capacidade de conectar um grande número de dispositivos simultaneamente e em tempo real, as empresas podem implementar soluções de IoT de forma mais eficaz. A automação avançada, alimentada por essa tecnologia, permite a criação de ambientes industriais mais inteligentes e eficientes, aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais.

A qualidade aprimorada da comunicação é uma das facetas mais notáveis do 5G. Empresas agora podem conduzir videoconferências em alta definição, colaboração remota em tempo real e compartilhamento de dados massivos de maneira mais eficiente. Essa conectividade avançada impulsiona a tomada de decisões mais rápida e eficaz, independentemente da localização geográfica dos colaboradores.

A velocidade e a largura de banda do 5G possibilitam o desenvolvimento de aplicações inovadoras que antes eram impraticáveis. Setores como saúde, educação e manufatura estão testemunhando o surgimento de soluções revolucionárias, como cirurgias remotas, aprendizado virtual aprimorado e controle remoto de processos industriais. Essas aplicações não apenas melhoram a qualidade de vida, mas também impulsionam o crescimento econômico.

Empresas lidam com enormes volumes de dados diariamente, e o 5G fornece a largura de banda necessária para processar e analisar esses dados em tempo real. Isso abre portas para análises avançadas, aprendizado de máquina e inteligência artificial em uma escala sem precedentes. Empresas podem extrair insights valiosos para impulsionar a inovação, antecipar tendências de mercado e aprimorar suas estratégias de negócios.

O 5G está se revelando uma força transformadora para as empresas, oferecendo uma gama de vantagens que vão além da simples velocidade de conexão.

Ao capacitar a Internet das Coisas, a automação avançada e o desenvolvimento de aplicações inovadoras, o 5G está moldando o futuro dos negócios – na verdade, já o presente. Empresas que abraçam essa tecnologia emergente não apenas permanecem competitivas, mas também se posicionam na vanguarda da próxima revolução industrial, preparadas para prosperar em um mundo cada vez mais conectado.

*Éder Castanheiro é especialista e empresário do setor de TI e Telecom