Escolas municipais superam média estadual do Índice de Excelência Educacional e apresentam alto desempenho

Escolas municipais superam média estadual do Índice de Excelência Educacional e apresentam alto desempenho - Divulgação

 

As escolas de Ensino Fundamental da rede municipal da Estância Turística de Olímpia se destacaram no Índice de Excelência Educacional – IEE, criado pelo Governo do Estado para avaliar o ensino.



Ao todo, oito das 10 unidades de Ensino Fundamental superaram o índice do Estado, em 2023, que foi de 6,31, apresentando pontuação acima da média estabelecida. Além disso, todas todas as escolas registraram alto desempenho, ou seja, notas acima de 6.0.

O IEE - Índice de Excelência Educacional analisa as notas obtidas no SARESP em escolas municipais que ofertam o Ensino Fundamental de Anos Iniciais e é utilizado para fundamentar a meta para Premiação de Excelência Educacional - Programa Alfabetiza Juntos. O índice foi calculado com base nas médias de proficiência nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ponderada pelo total de alunos participantes do SARESP 2023 e vinculado à taxa de aprovação da escola no fluxo escolar do estado de São Paulo.

Para incentivar ainda mais a educação no estado, o Governo de SP anunciou que, para o próximo ano, vai reconhecer resultados de escolas municipais com um prêmio de excelência educacional, destinando recursos financeiros às unidades ganhadoras. O resultado do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) será balizador para o pagamento. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Educação, Renato Feder. O prêmio é um dos pilares do Alfabetiza Juntos SP, parceria do Estado com municípios, que tem como objetivo alfabetizar 90% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental até 2026, programa do qual o município de Olímpia fez adesão.

Assim, cada escola que atingir a meta de alfabetização, o IEE, receberá R$ 100 por aluno. A premiação começará a vale rem 2025, para as escolas que atingirem as médias, com base nas notas de estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental no Saresp deste ano, a ser aplicado no fim do segundo semester de 2024.

As metas serão individuais para cada escola, levando em consideração a evolução das notas na comparação com o Saresp de 2023 e o Saresp de 2024 e, assim, sucessivamente pelos próximos anos; o Índice de Excelência Educacional (IEE), que considera as médias de proficiência em língua portuguesa e matemática com o fluxo escolar; a complexidade e o tamanho de cada escola; o grau de vulnerabilidade; o histórico de notas no Saresp; e se o regime da escola é parcial ou integral.

“Recebemos com orgulho mais essa avaliação positiva da nossa Educação em Olímpia. Esse sucesso é resultado de um trabalho incansável e comprometido dos professores e gestores, bem como o investimento em sistema de ensino, tecnologia e materiais complementares”, avaliou a secretária de Educação, Maria Cláudia Padilha.