Escolas vão oferecer aos pais e responsáveis a oportunidade de participar da melhoria do ensino

Avaliação Institucional Interna será em dezembro unindo a família e comunidade escolar

Diretores de todas as escolas municipais de São José do Rio Preto (SP), estão participando de ações formativas para aplicação de Avaliação Institucional Interna, que acontece no mês de dezembro e vai incluir a participação de pais e responsáveis de alunos, redes de proteção, lideranças de bairros e demais instituições interessadas em fazer parte da comunidade escolar.

Trata-se de um processo que acontece a cada dois anos e envolve as escolas da rede com o objetivo de avaliar e propor melhorias nos processos educacionais. De acordo com a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação Deise Cardoso Maciel, a avaliação segue indicadores de qualidade organizados pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura), porém, pode ser adaptado ao contexto local.


“Profissionais das escolas e toda comunidade são convidados a avaliar o ambiente educativo em um todo. Dessa forma é possível que cada unidade possa discutir, refletir e propor mudanças para melhoria da qualidade das ações”, explica Deise.

Neste momento, a SME está promovendo etapas de estudo e organização da aplicação da avaliação nas comunidades. Cada diretor traz sua própria realidade e, junto a isto, a secretaria precisa elaborar um método para que, mesmo com diferentes vivências, a avaliação siga o mesmo padrão em toda a cidade.

Esta avaliação é realizada a cada dois anos para que haja tempo de colocar em prática o plano de ação definido através dos pontos apresentados. Neste método presencial, a última aplicação foi feita em 2018, já que 2020, devido à pandemia da covid-19, não foi possível receber os envolvidos nas unidades escolares. “Mesmo assim a avaliação não deixou de ser realizada. Cada escola individualmente realizou reuniões e envio de formulários on-line. Os pontos apresentados e os resultados foram trabalhados nesses últimos dois anos, mesmo com a pandemia”, completa Deise.

Na reunião que aconteceu nesta segunda-feira, dia 17, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), diretores das escolas, juntamente com a equipe pedagógica da Secretaria de Educação discutiram formas para organizar as escolas e divulgar a importância da participação de pais e responsáveis no processo.

“Este é um momento bastante importante para nós, pois, poder trazer o olhar da comunidade para dentro da escola é o que ajuda no fortalecimento de todo o processo de educação. Nossa comunidade é bastante engajada e sempre tivemos ótimos resultados com estas avaliações”, diz a diretora Rubia Louisiana Pires, da EM Aderbal Abrão dos Santos.  

A aplicação da avaliação institucional está prevista para acontecer no início do mês de dezembro. O plano de ação será construído no início de 2023, sendo desenvolvido ao longo dos próximos dois anos.

(As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação Social).