Estátua imperial de Hércules é encontrada em esgoto

Trabalhadores encontraram o artefato durante um reparo no sistema de esgoto de Roma

Estátua imperial de Hércules é encontrada em esgoto  - Divulgação/Parque Arqueológico de Appia Antica


Trabalhadores responsáveis pelos reparos do sistema de esgoto sob um parque em Roma encontraram na última quarta-feira (1º), perto da Via Ápia – uma das estradas mais ilustres da Itália -, uma estátua de Hércules do período do Império Romano (27 a.C a 476 d. C).


A descoberta foi recebida pelas autoridades do parque regional da Via Ápia com muito entusiasmo, conforme a nota publicada pela instituição nas redes sociais.

 “Nos reservou uma grande surpresa: uma estátua de mármore em tamanho natural que, devido à presença do casaco de leão cobrindo sua cabeça, certamente podemos identificar como uma figura que representa Hércules”



As escavações, que chegaram até 20 metros de profundidade, foram acompanhas por arqueólogos, um procedimento comum em Roma.

Em novembro do ano passado, 24 estátuas de bronze, com cerca de 2.300 anos, foram descobertas parcialmente submersas em uma rede de banhos construída na Toscana. Os artefatos foram preservados por milhares de anos por conta da lama e água fervente do subsolo do local.

Esta foi considerada a descoberta mais significativa do tipo em 50 anos.