EDUCAÇÃO
Estudantes participam do primeiro dia do Provão Paulista 2024 nesta quarta-feira
Prova inclui questões de Linguagens, Ciências da Natureza e redação; 15.390 vagas estão em disputa em universidades paulistas
Nesta quarta-feira (30), estudantes da rede estadual de São Paulo participam do primeiro dia de aplicação do Provão Paulista Seriado 2024. A prova, que tem início às 8h com o fechamento dos portões às 7h45, avaliará os candidatos nas áreas de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além da elaboração de uma redação dissertativa-argumentativa.
Em todo o estado, estão sendo disputadas 15.390 vagas em instituições de ensino superior, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
Os itens da prova foram elaborados com base no Currículo Paulista, buscando avaliar as habilidades desenvolvidas pelos estudantes ao longo do Ensino Médio. No primeiro dia, as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglês fazem parte de Linguagens e suas Tecnologias, enquanto Física, Química e Biologia integram Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
A redação, outro componente da prova, segue o formato dissertativo-argumentativo e deve abordar um tema relevante e atual, similar ao estilo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos principais vestibulares do Brasil.
CORREÇÃO E RESULTADOS
As questões objetivas serão corrigidas por leitor óptico, enquanto a redação será avaliada por uma equipe treinada pela Fundação Vunesp, levando em consideração critérios como o uso da norma culta, compreensão da proposta e capacidade de interpretação. As notas dos alunos serão somadas às obtidas em edições anteriores, com pesos crescentes para cada ano.
O resultado final do Provão Paulista e a primeira chamada para os estudantes aprovados nas universidades está prevista para o dia 20 de janeiro de 2025.