Ex-ministro da Educação de Bolsonaro é preso pela PF por esquema no MEC

Operação 'Acesso Pago' já prendeu Milton Ribeiro e pelo menos dois pastores envolvidos no esquema

Ex-ministro da Educação de Bolsonaro é preso pela PF por esquema no MEC - Agência Brasil


A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (22), em Santos (SP), o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e pastores suspeitos de operar um balcão de negócios no Ministério da Educação e na liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).


A PF também está cumprindo mandados de busca e apreensão em endereços de Ribeiro e dos pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, os dois últimos ligados ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e apontados como lobistas que atuavam no MEC.

A ação foi batizada de Acesso Pago e investiga a prática de "tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos" do FNDE.

Com base em documentos, depoimentos e um relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) foi possível mapear indícios de crimes na liberação de verbas do fundo. Ao todo, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e cinco de prisões em Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal.

De acordo com a Folha de S. Paulo, os pastores são peças centrais no escândalo do balcão de negócios do ministério. Em áudio revelado pelo jornal, o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro disse que priorizava pedidos dos amigos de um dos pastores a pedido de Bolsonaro.

Na gravação, o ministro diz ainda que isso atende a uma solicitação do presidente Bolsonaro e menciona pedidos de apoio que seriam supostamente direcionados para construção de igrejas.​​