​​F​orça Aérea​ intercepta avião com mais de 600 kg de cocaína na divisa entre SP e MS

​​Ação foi filmada por moradores da região e compartilhada nas redes sociais

​​F​orça Aérea​ intercepta avião com mais de 600 kg de cocaína na divisa entre SP e MS - Redes Sociais


Uma aeronave de pequeno porte foi interceptada por aeronaves FAB (Força Aérea Brasileira) neste domingo (3), na divisa entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, com 663 kg de pasta-base de cocaína.


Segundo informações da FAB, um A-29 Super Tucano da base aérea de Campo Grande (MS) foi o responsável pela interceptação, após a aeronave não responder aos comandos dos pilotos e colocar em risco o espaço aéreo.



Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita.

Na sequência, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico. Porém, o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário, então, que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considera hostil, sendo realizados os procedimentos de tiro de detenção.

Após a execução do tiro de detenção, a aeronave, que não tinha plano de voo e entrou no espaço aéreo do Brasil pela fronteira do Mato Grosso do Sul, fez pouso forçado no Estado de São Paulo, entre as cidades de Jales e Pontalinda (SP).



A partir de então, a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). Duas pessoas que estavam na aeronave conseguiram fugir antes da chegada dos policiais. Toda a droga e a aeronave foram apreendidas e seriam periciadas.

A ação faz parte da Operação Ostium, da PF e FAB, para coibir o transporte de drogas e outros objetos proibídos entre as fronteiras e divisas.