FIA cria cargo de CEO e contrata mulher para ser executiva

A americana tem experiência de 15 anos como executiva tanto na área automotiva, com passagens por empresas como Volvo, Nissan e DaimlerChrysler, quanto em setores financeiros

FIA cria cargo de CEO e contrata mulher para ser executiva - Reprodução F1I


A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) vai contar com um CEO (Chief Executive Officer) pela primeira vez em sua longa história. O anúncio foi feito nesta sexta-feira e surpreendeu também porque a entidade já definiu quem vai ocupar o cargo de chefia. Será uma mulher, Natalie Robyn, dona de larga experiência em funções semelhantes no mundo do automobilismo.


A surpresa se deve à presença pequena de mulheres na cúpula da FIA. Para se ter uma ideia, somente no início deste ano uma mulher passou a ocupar uma função de peso na federação. Trata-se da brasileira Fabiana Ecclestone, que se tornou a primeira vice-presidente do sexo feminino da história da FIA - há outros seis vices, todos homens, assim como o presidente, Mohammed Ben Sulayem.

Natalie Robyn vem seguir os passos de Fabiana na cúpula da federação. A americana tem experiência de 15 anos como executiva tanto na área automotiva, com passagens por empresas como Volvo, Nissan e DaimlerChrysler, quanto em setores financeiros.

"Estou muito feliz por ser escolhida para ocupar o novo cargo de CEO da FIA num momento tão importante e empolgante da federação. Estou ansiosa para trabalhar com todos os membros da entidade, as lideranças dos times e com o presidente para representar sua visão de reforma e crescimento envolvendo a todos", declarou a americana.

A contratação de um CEO confirma as disposições de Ben Sulayem de fazer mudanças tanto na cúpula quanto na gestão geral da federação, considerada muito conservadora nas últimas décadas. O ex-piloto de rali, nascido em Dubai, é o primeiro não europeu a ocupar a presidência da FIA, eleito em dezembro.

De acordo com o mandatário, a CEO terá como responsabilidade melhorar os resultados da área operacional e financeira numa "administração mais integrada e alinhada" da FIA. Ela também terá a função de liderar a estratégia de reforma da entidade e buscar novas fontes de renda, por meio de novos planos de crescimento comercial.

"A contratação de Natalie Robyn como nossa primeira CEO é um momento de transformação para nossa federação. Sua longa experiência e liderança serão cruciais para o crescimento das nossas finanças, governança e operações", declarou o presidente da FIA.

A chegada da americana ao posto de CEO confirma o crescimento da presença feminina no automobilismo e corrobora declarações de Fabiana Ecclestone em entrevista exclusiva ao Estadão, em abril deste ano. Na ocasião, ela comemorou o maior espaço para as mulheres na FIA e disse que esse era apenas o começo. "Não seria surpresa ver uma mulher na presidência da FIA", afirmara a brasileira.