Finalista da Conference League, Mourinho pode entrar para a história do futebol europeu

Caso vença a disputa, que terá transmissão ao vivo do SBT a partir das 15h45, o treinador português vai se tornar o único técnico da história a ter conquistado os títulos das três principais competições continentais da Europa

Finalista da Conference League, Mourinho pode entrar para a história do futebol europeu - Reprodução/Roma


O técnico da Roma, José Mourinho, pode atingir um feito inédito no futebol europeu nesta quarta-feira (25), quando o clube italiano decide o título da Conference League diante do Feyenoord, da Holanda.


Caso vença a disputa, que terá transmissão ao vivo do SBT a partir das 15h45, o treinador português vai se tornar o único técnico da história a ter conquistado os títulos das três principais competições continentais da Europa.

Mourinho ostenta em seu currículo duas taças da Champions League, conquistadas nas temporadas de 2003/04, com o Porto, e de 2009/10, com a Inter de Milão, além de dois troféus da Liga Europa, conquistados nas temporadas de 2002/03, novamente com o Porto, e de 2016/17, com o Manchester United. Resta ao treinador conquistar a Conference League para que sua estante de títulos continentais tenha todos os espaços preenchidos, feito que nenhum técnico alcançou até agora.

Esta é a primeira temporada em que o torneio é disputado. A Conference League é considerada uma competição de terceiro escalão do futebol europeu, atrás da Liga dos Campeões e da Europa League. O torneio é semelhante à extinta Taça Intertoto, que teve seu fim decretado pela Uefa, em 2008. Enquanto o campeonato teve vigência, nenhum treinador conseguiu acumular os três troféus continentais.

"Esta final, para mim, será a mais importante, porque eu ainda tenho que jogar e talvez ganhar", disse Mourinho, que complementou: "Se eu ganhar, serei o primeiro a ganhar todos os troféus europeus, mas isso só se eu ganhar".