FIT Rio Preto apresenta programação da edição 2022

Festival Internacional de Teatro será realizado entre os dias 21 e 30 de julho e terá 31 espetáculos

A Prefeitura de São José do Rio Preto (SP), por meio da Secretaria de Cultura e em parceria com o Sesc São Paulo, lançou a programação do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), que retorna à cena cultural em 2022  será realizado de 21 a 30 de julho. O calendário e as atrações deste ano foram apresentadas em evento realizado no Sesc Rio Preto.

Criado em 1969 como um festival amador, o evento chega, em 2022, aos 53 anos de história e 20 anos de edição internacional, retornando à ativa após uma lacuna de dois anos sem edições por conta da pandemia da covid-19. Neste ano, serão 31 espetáculos em 20 locais espalhados pela cidade, em um total de 65 apresentações. Além das produções brasileiras, o FIT Rio Preto contará com a participação de países como Chile, Colômbia, Peru, Espanha e Holanda, além de uma coprodução com Itália. O evento oferecerá 17 ações formativas e reflexivas e um ponto de encontro, o Graneleiro, com 34 intervenções artísticas, shows e performances.


“De projeção nacional e internacional, o festival tem resistido nestes 50 anos como um espaço da liberdade, criatividade democracia. É uma alegria poder retomar a apoiar a realização do FIT Rio Preto. É importante para a cultura, acontece em espaços diferentes e também impacta a economia positivamente”, afirmou o prefeito Edinho Araújo, que participou da apresentação do FIT Rio Preto 2022.  

O Sesc trouxe seu superintendente técnico social, Joel Naimayer Padula, para acompanhar a cerimônia de apresentação do FIT 2022. Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, participou por meio de vídeo exibido durante o lançamento e em sua fala destacou a parceria entre a entidade e a prefeitura, que possibilitou a internacionalização do festival. Também marcaram presença no evento o Secretário Municipal de Cultura, Pedro Ganga, e o gerente do Sesc Rio Preto, Thiago Freire, coordenadores gerais do FIT Rio Preto 2022. Durante a abertura, o ator Paschoal da Conceição encenou um trecho da obra Língua Brasileira (de Felipe Hisch).  

Abertura

A abertura acontece no dia 21 de julho, quinta-feira, às 20 horas, no Anfiteatro Nelson Castro (Parque da Represa-Lago I), com o espetáculo Jacksons do Pandeiro, da companhia Barca dos Corações Partidos, do Rio de Janeiro/RJ. No palco, uma homenagem ao cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982), que recebeu a alcunha de “Rei do Ritmo” por suas mais de 400 canções recheadas de gêneros como samba, forró, coco, baião e frevo. Vencedora do prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro), a montagem tem direção de Duda Maia, texto de Braulio Tavares e Eduardo Rios e direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos.  

Ingressos

Os ingressos estarão à venda a partir de 8 de julho, às 11 horas no site do FIT Rio Preto (fitriopreto.com.br) e a partir das 17 horas em todas as unidades do Sesc de São Paulo e bilheteria do Complexo Swift. A programação completa e todas as informações do festival estão no site oficial do evento.

Serviço:

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO

De 21 a 30 de julho – São José do Rio Preto – SP/ Brasil.

Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e Sesc São Paulo.

Programação completa no site: fitriopreto.com.br