Flamengo conquista Libertadores de 2022

Rubro-Negro bate Athletico-PR em Guyaquil e vence competição continental de maneira invicta; Gabigol alcança artilharia histórica no torneio

Flamengo conquista Libertadores de 2022 - Reprodução SBT


O Flamengo é campeão da Copa Libertadores de 2022. Melhor: o Flamengo é tricampeão da Libertadores. No último sábado (29), no estádio Monumental Isidro Romero, Em Guyaquil, o Rubro-Negro venceu o Athletico-PR por 1 a 0, com gol de Gabigol, e conquistou de forma invicta o torneio mais desejado da América do Sul, continente que volta a ser pintado de vermelho e preto.


Agora, o Flamengo se torna o quinto clube brasileiro com três títulos da Copa Libertadores - São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras são os outros. A final de Guyaquil, para o Athletico-PR, foi a segunda do torneio perdida pela equipe da Baixada. Com a conquista, o Flamengo é oficialmente o representante da América do Sul no Mundial de Clubes da Fifa de 2022.



O jogo

Flamengo e Athletico-PR mostraram as respectivas estratégias para a final desde os primeiros minutos. De um lado, o Rubro-Negro, conhecido pela qualidade técnica dos jogadores, priorizava manter a bola para criar; do outro, o Furacão, que não teve tanto a bola no começo, apostava em ser rápido e direto quanto tinha bola.

Com este cenário desenhado, as primeiras chances perigosas da partida foram do Furacão. Vitinho e Alex Santana, em duas chegadas rápidas, levaram muito perigo ao gol defendido por Santos: o goleiro flamenguista espalmou o chute de Vitinho, depois de um lançamento e falha de David Luiz, e, no lance seguinte, viu o volante do Athletico mandar um voleio para fora.

A decisão passou a ficar equilibrada a partir da metade do primeiro tempo, quando o Flamengo conseguiu impedir as escapadas do time de Felipão. Em um desses lances, o lateral Filipe Luís se lesionou ao divir a bola e foi substituído por Ayrton Lucas. Embora melhor, o Rubro-Negro teve dificuldade para entrar na defesa do Furacão, bem postada à frente do goleiro Bento. 

Aos poucos, o domínio da equipe de Dorival Júnior foi sendo coibido com faltas por parte do Athletico, que teve Pedro Henrique e Alex Santanas amarelados por Patricio Loustau. Aos 42 - 13 minutos depois de ser punido pela primeira vez -, Pedro Henrique acertou um carrinho em Ayrton Lucas e foi expulso. 

Os instantes de instabilidade do Furacão foram aproveitados pelo Flamengo da melhor forma. Aos 48 minutos, Rodinei tabelou com Everton Ribeiro e cruzou para a área, onde Gabigol, na segunda trave, apareceu parar abrir o marcador na decisão em Guyaquil - com o gol, o camisa 9 igualou Luizão como brasileiro com mais bolas na rede na história da competição continental. O Furacão chegou a tentar um empate na sequência, mas o primeiro tempo foi logo encerrado.

Felipão voltou para o segundo tempo com o zagueiro Matheus Felipe no lugar do amarelado do Alex Santana. Desta forma, o Athletico-PR passou a atuar em um sistema 4-4-1, já que estava com um jogador a menos. Logo no início, o Fla teve uma grande oportunidade com Gabigol, que surgiu cara a cara com Bento e parou no arqueiro do Furacão.

A busca pelo empate fez com que o técnico Luiz Felipe Scolari não demorasse para mudar novamente. Aos 11 do etapa final, o experiente comandante levou Canobbio e Rômulo a campo - Vitor Bueno e Vitinho foram sacados. As mudanças, porém, não surtiram efeito rápido, e o Flamengou continou melhor na decisão.

Um capítulo à parte da decisão foi iniciado a partir da entrada do chileno Vidal, vaiado pela torcida equatoriana. A manifestação do público local surtiu efeito para o jogador, que não demorou muito tempo em campo para receber cartão amarelo.

Nos últimos minutos, o Athletico-PR partiu em desespero na tentativa de alcançar o empate. O time de Felipão apostou sobretudo em bolas aéreas, na tentativa de levar desconforto para os defensores da equipe comandada por Dorival Júnior. Aos 45, Terans conseguiu descolar uma falta na entrada da área. Na cobrança, o uruguaio parou em uma defesa segura do goleiro Santos. 

Com a segurança de um time campeão da Libertadores há três anos, o Flamengo foi esperto para manter a bola nos instantes finais, principalmente no campo de ataque. O último soar do apito de Patricio Loustau decretou: o Clube de Regatas do Flamengo é o campeão da Copa Libertadores de 2022.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 1x0 ATHLETICO-PR    

Local: Monumental Isidro Romero, Guyaquil - Equador
Data: 29/10/2022
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Cartões amarelos: Arrascaeta e Vidal; Pedro Henrique, Alex Santana e Rômulo
Cartão vermelho: Pedro Henrique
Gols: Gabigol, aos 48 do primeiro tempo.

FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís (Filipe Luís); João Gomes, Thiago Maia (Arturo Vidal), Everton Ribeiro e Arrascaeta (Victor Hugo); Gabigol (Everton Cebolinha) e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.

ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Hugo Moura (Terans), Fernandinho e Alex Santana (Matheus Felipe); Vitor Bueno (Canobbio), Vitor Roque e Vitinho (Rômulo). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

(As informações são do SBT Sports).