​Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil e fechamento de três fábricas

Ao todo, cerca de 5 mil funcionários devem ser afetados com a medida

​Ford anuncia fim da produção de veículos no Brasil e fechamento de três fábricas - Divulgação


A montadora Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que vai encerrar a produção de carros no Brasil neste ano, fechando as fábricas em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e em Horizonte (CE), segundo comunicado aos investidores publicado em seu site internacional.


Isso representa uma provável demissão de aproximadamente 5 mil funcionários na América do Sul. A empresa já havia anunciado o fim da produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), em 2019.

De acordo com o comunicado, "a pandemia da covid-19 amplificou a persistente capacidade industrial ociosa e a queda nas vendas, que resultaram em anos de perdas significativas". A companhia informou que os consumidores do continente serão atendidos pela produção vinda da Argentina, Uruguai e outros mercados mundiais.

A Ford disse, ainda, que irá manter seu centro de desenvolvimento na Bahia, a prova de testes em Tatuí (SP) e a sede em São Paulo.

"Com mais de um século na América do Sul e no Brasil, sabemos que essas são ações difíceis, mas necessárias para criar um negócio saudável e sustentável", disse Jim Farley, CEO e presidente da Ford.

As vendas do EcoSport e do Ka serão encerradas assim que terminarem os estoques. A empresa informa que vai trabalhar "imediatamente" em colaboração com os sindicatos e outros parceiros no desenvolvimento de um plano "justo e equilibrado" para minimizar os impactos do encerramento da produção. Primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, a Ford está no Brasil desde 1919.

A decisão de fechar as linhas de manufaturas brasileiras segue uma reestruturação dos negócios na América do Sul.