Frio em SP: governo e prefeitura reforçam atendimento aos moradores de rua

A ação já começa entre a noite desta quinta-feira, 20, para sexta-feira, 21

Frio em SP: governo e prefeitura reforçam atendimento aos moradores de rua - Arquivo


Diante da possibilidade de novos recordes de frio para o ano serem registrados durante o feriado prolongado de Tiradentes, em diversas capitais do País, inclusive na cidade de São Paulo, o governo e a Prefeitura vão reforçar as ações para acolher a população em situação de rua nos próximos dias.


O governo de São Paulo vai instalar um abrigo na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô, no centro da cidade, para proteger os moradores de rua das baixas temperaturas. A ação já começa entre a noite desta quinta-feira, 20, para sexta-feira, 21.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, os termômetros devem marcar temperaturas entre 11ºC e 13°C em diversos pontos da cidade durante os próximos dias.

Conforme o Estado, o espaço terá capacidade para abrigar até 100 pessoas entre as 19 horas e 8 horas no dia seguinte. "O local será equipado com colchões e cobertores e terá oferta de jantar. O abrigo na Estação Pedro II do Metrô vai funcionar sempre que a Defesa Civil emitir alertas de temperaturas iguais ou menores a 13°C", disse. No ano passado, iniciativa semelhante acolheu 1 160 pessoas entre maio e agosto.

Ainda de acordo com o governo estadual, o Estado também está divulgando um protocolo para todas as 645 prefeituras paulistas com diretrizes para atuação nos períodos mais frios deste ano. "Na avaliação do governo, a principal ação deve ser o acolhimento emergencial de adultos, famílias, crianças e adolescentes em situação de rua, sempre observando e preservando a unidade e os vínculos familiares", acrescentou.

Por parte da prefeitura de São Paulo, serão intensificadas a partir desta quinta-feira as ações de abordagens e atendimento social, assim como ampliação de vagas na redesocioassistencial a fim de assegurar o enfrentamento à onda de frio prevista nos dias de feriado prolongado. Além da instalação de três tendas de atendimento, 300 vagas emergenciais de pernoite serão abertas.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inicia nesta quinta-feira (20), a intensificação das ações de abordagens e atendimento social com ampliação de vagas na rede socioassistencial a fim de assegurar o enfrentamento da onda de frio prevista nos dias do feriado prolongado. De acordo com o município, além da instalação de três tendas de atendimento, 300 vagas emergenciais de pernoite serão abertas.

"As tendas serão instaladas na Praça da República e Praça Marechal Deodoro, no centro da cidade, e na Praça Cid José da Silva Campanella, na Mooca, na zona leste. Nestes locais, haverá distribuição de cobertores e serão servidas bebidas quentes, além dos encaminhamentos com transporte para serviços de acolhimento", afirma a prefeitura.

Já as vagas emergenciais de pernoite serão distribuídas no Ginásio da Portuguesa, na zona norte, e nos clubes municipais de Santana, na mesma região, Independência, na zona sul, e Barra Funda, na zona oeste.

"O objetivo é enfrentar o frio, embora ainda não esteja ativa a Operação Baixas Temperaturas que deve iniciar as frentes de trabalho no mês de maio, antecipando algumas das nossas ações para dar total retaguarda a quem quiser acolhimento, assim como oferecer alimentação e cobertores nas tendas", afirma Carlos Bezerra Jr, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

O decreto para ativar a Operação Baixas Temperaturas será publicado em 30 de abril. A partir desta data são estabelecidas diretrizes da ação, que prevê intensificar as abordagens sociais realizadas às pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social.

Ainda conforme a pasta, a secretaria possui quase 22 mil vagas de acolhimento para as pessoas em situação de rua. Dentre os serviços estão os centros de acolhida, hotéis sociais e as repúblicas para adultos.

Caso algum munícipe observe alguma pessoa em situação de rua precisando de auxílio, pode entrar em contato com a prefeitura pelo 156 para informar sobre a ocorrência.