Funfarme realiza evento em Rio Preto para conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio
Ação será realizada neste sábado (14), na Praça Ruy Barbosa, com palestras, atividades interativas e distribuição de material informativo
Com o objetivo de promover a valorização da vida e alertar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, cerca de 60 profissionais de psicologia da Funfarme realizam, neste sábado (14), das 9h às 12h, na Praça Ruy Barbosa, em São José do Rio Preto, uma série de atividades informativas como parte da campanha Setembro Amarelo.
Serão distribuídos panfletos com informações sobre prevenção, identificação e estratégias de cuidados em saúde mental. Além disso, o evento contará com palestras sobre como lidar com a ansiedade, contação de histórias, música ao vivo, alongamento físico e outras atividades voltadas ao bem-estar.
Andressa Zacheo, psicóloga da Funfarme, destaca a importância do equilíbrio emocional, psicológico e social. “O equilíbrio psicológico nesses três fatores influencia diretamente nossos pensamentos, gerando sentimentos que afetam nossos comportamentos. Por isso, é fundamental conscientizar sobre a importância de desenvolver estratégias que valorizem a vida, como adotar hábitos saudáveis, buscar apoio social, reduzir o estresse e falar abertamente sobre questões de saúde mental”, explica.
A psicóloga também ressalta os sinais de alerta para identificar problemas de saúde mental. “Os principais sinais incluem desesperança, isolamento social, tristeza, falta de motivação, apatia, insônia, alterações alimentares e sintomas depressivos. Nos casos mais graves, o indivíduo pode perder o sentido de continuar vivendo”, alerta a especialista.
ATENDIMENTO
No Brasil, segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), há 541.441 profissionais de psicologia. De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou cerca de 13,9 milhões de atendimentos psicológicos nos primeiros seis meses de 2024. O atendimento a pessoas em sofrimento psíquico é oferecido pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que integra diferentes serviços e envolve o Governo Federal, Estados e Municípios.
Na Funfarme, o Serviço de Psicologia conta com 39 profissionais, além de 10 aperfeiçoandos e 12 residentes, que prestam assistência em todo o complexo hospitalar. O serviço busca identificar precocemente os pacientes que necessitam de atendimento psicológico, tanto em casos de internação quanto em atendimentos ambulatoriais, promovendo a saúde mental de forma integral.