Gonçalo Ramos é o mais jovem desde Pelé a marcar hat-trick em mata-mata de Copa

Português substituto de Cristiano Ronaldo alcançou marca aos 21 anos; Pelé fez o mesmo em 1958, com 17

Gonçalo Ramos é o mais jovem desde Pelé a marcar hat-trick em mata-mata de Copa - Divulgação/Fifa World Cup/Twitter


Substituto de Cristiano Ronaldo por opção técnica, o atacante Gonçalo Ramos marcou três gols na goleada de Portugal sobre a Suíça por 6 a 1, pelas oitavas de final da Copa do Catar na última terça-feira (6). Com o feito, o jovem ficou atrás apenas de Pelé como a pessoa mais nova a marcar um hat-trick em fases eliminatórias de Copas do Mundo. 


Atacante do Benfica, Gonçalo Ramos alcançou a marca com 21 anos, cinco meses, e 15 dias, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022. Já o brasileiro Pelé tinha 17 anos, oito meses, e um dia quando anotou três gols sobre a França, nas semifinais da Copa de 1958, vencida justamente pelo Brasil. 

Ao englobar todas as fases da competição, Gonçalo Ramos é o quinto atleta mais jovem a anotar três gols em uma mesma partida. Além de Pelé, ele fica atrás do alemão Edmund Conen, do estadunidense Bert Patenaude e do húngaro Flórián Albert. 

Os holofotes do planeta se voltaram a Gonçalo Ramos antes mesmo da partida diante da Suíça começar. Isso porque o atacante foi o escolhido para substituir o craque Cristiano Ronaldo, na primeira vez na história em que CR7 começou um jogo de Copa do Mundo no banco de reservas. O jovem aproveitou a oportunidade como ninguém ao marcar três vezes, coisa que Cristiano fez em 2018 contra a Espanha. 

Classificado às quartas de final, Portugal agora se prepara para a decisão contra Marrocos, que acontece no próximo sábado (10), às 12h, no estádio Al Thumama. Quem passar enfrenta o vencedor de Inglaterra x França na semifinal. O outro lado da chave tem Brasil x Croácia e Holanda x Argentina.