Google e SBT firmam acordo de transformação digital

Parceria prevê acesso a ferramentas e consultoria para fortalecer emissoras brasileiras

Google e SBT firmam acordo de transformação digital - Divulgação


O Google é o principal destino de quem procura informações na internet. Isso vale para receitas, fatos históricos ou científicos e também para notícias. Só no Brasil, o Google gera cerca de 2 bilhões de cliques por mês para sites jornalísticos.


O tráfego do mecanismo de busca para os veículos jornalísticos é importante para ampliar o acesso a informações úteis e confiáveis em meio à proliferação de notícias falsas, muitas agora criadas com ajuda de ferramentas de inteligência artificial. É nesse contexto desafiador para o ecossistema de notícias que o Google fechou uma parceria com o SBT e outras três emissoras brasileiras – Band, CNN Brasil e Record.

"A parceria do Google com uma emissora de TV do porte do SBT reforça e reconhece o papel que a TV tem no ecossistema de notícias. O público brasileiro tem na TV aberta sua principal fonte de informação e entretenimento e nós queremos levar essa credibilidade para onde nosso público estiver", explica Roberto Grosman, diretor-executivo de Transformação Digital do SBT.

Ao longo de mais de uma década, o Google vem aumentando os investimentos no ecossistema de notícias brasileiro e, em 2024, dá mais um passo para acelerar a transformação digital das emissoras locais, que enfrentam desafios específicos dentro da indústria de mídia.

"Há muito tempo trabalhamos com emissoras de TV como parte de nossos esforços para apoiar o ecossistema de notícias no Brasil. Com essa evolução das parcerias, vamos apoiar Band, CNN Brasil, Record e SBT em suas estratégias de transformação digital, contribuindo para projetos que vão gerar ganhos de eficiência, novos modelos de receita e inovações na criação e distribuição de conteúdo", explica Fabiana Zanni, head de parcerias de notícias do Google no Brasil.

A parceria prevê a renovação da participação no Google Destaques – programa que remunera os veículos pela curadoria das notícias –, que já conta com mais de 170 parceiros, distribuídos por 23 estados brasileiros.

Além disso, estabelece acordos e promove treinamento para uso de ferramentas, como o Google Trends e o Pinpoint. O primeiro é uma maneira potente de usar os dados de busca para criar conteúdos que respondam melhor aos interesses dos brasileiros. O segundo utiliza a inteligência artificial para trabalhar com documentos para ajudar repórteres a pesquisar rapidamente grandes volumes de conteúdo, incluindo arquivos de textos, áudios, imagens e vídeos.

"Com a criação do SBT News em setembro de 2020, estamos colaborando com um maior volume de notícias de qualidade, checadas e responsáveis nas plataformas digitais. Integramos desde então o primeiro grupo de veículos brasileiros a fazer parte do Google News Destaques. Com a ampliação dessa parceria, aumentamos a quantidade de jornalistas para a produção de conteúdo, além de usar ferramentas inovadoras criadas pelo Google, como o Pinpoint, para tornar mais ágil o processo de apuração e investigação. Poderemos dar um novo passo para superar outro obstáculo – o fenômeno conhecido mundialmente como “News Avoidance” – queremos que as pessoas deixem de evitar as notícias e que nosso conteúdo seja cada vez mais interessante, relevante e útil para o público" afirma Grosman.

A nova parceria prevê, ainda, consultoria e, no caso do SBT, investimento na regionalização do conteúdo. "Estamos muito felizes em ampliar a nossa parceria com o SBT por meio desse novo acordo de transformação digital. Queremos apoiar a estratégia da emissora e contribuir com produtos, consultoria e treinamentos em projetos alinhados às suas prioridades de negócio para que a emissora continue inovando", diz Zanni.