Governo de SP age para reduzir custos do frete no agronegócio

Retorno do uso da hidrovia Tietê-Paraná representa economia de 60% na comparação com as rodovias, diz secretário

Governo de SP age para reduzir custos do frete no agronegócio - Reprodução/SBT Interior


O governo de SP vem agindo para conseguir reduzir os custos do frete no agronegócio e retomou, nesta terça (15), a navegação na hidrovia Tietê-Paraná, que corta todo o estado e é o principal canal de escoamento de grãos que passa pelo Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e São Paulo.


A navegação na hidrovia estava suspensa desde o fim de agosto do ano passado por conta da seca, mas agora, com o retorno das chuvas, voltou a ser utilizada e significa uma grande economia para o agro.

"A hidrovia representa, na comparação com a rodovia, uma redução de 60% no valor do frete. No comparativo com a ferrovia, é 30% mais barato", explica o secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges.

Para 2022, a estimativa é transportar em torno de 1,2 milhão de toneladas, mas o nível de navegação ainda não é o ideal para fazer com que as barcaças naveguem com a capacidade máxima.

O governo de SP também conseguiu, depois de um ano e meio parado nas gavetas do Ministério da Infraestrutura, o aval para assinatura do convênio com o governo federal para as obras do canal de Nova Avanhandava da Hidrovia Tietê-Paraná. O contrato é de R$ 295 milhões e as obras vão ajudar a retomar a navegação na hidrovia em sua maior capacidade.