Governo de SP envia para Alesp projeto das Diretrizes Orçamentárias de 2023

O documento engloba as metas e prioridades da administração pública estadual, incluindo as contribuições dos cidadãos registradas no site Audiências do Orçamento de São Paulo

Governo de SP envia para Alesp projeto das Diretrizes Orçamentárias de 2023 - Divulgação/Alesp


Foi publicado sábado (30), no Diário Oficial do Estado, o projeto de lei do Governo de São Paulo com as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2023 encaminhado pela Secretaria da Casa Civil à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). O documento engloba as metas e prioridades da administração pública estadual, incluindo as contribuições dos cidadãos registradas no site Audiências do Orçamento de São Paulo.


A proposta apresenta regras referentes à elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual) e vai aperfeiçoar as políticas públicas desenvolvidas ao longo dos três últimos anos, principalmente no enfrentamento das vulnerabilidades sociais e na revitalização econômica do Estado.

As diretrizes para 2023 darão sequência às reformas, ao saneamento das contas públicas, à redução da máquina estatal, à eficiência no controle de despesas e na alocação dos recursos humanos e financeiros. Tudo para renovar a capacidade de São Paulo para realizar investimentos sustentado com recursos públicos e aportes de concessões e parcerias público-privadas.

Com isso, será possível programar para o próximo ano a realização de intervenções na infraestrutura, na modernização de equipamentos e serviços públicos em áreas essenciais, beneficiando toda a população do Estado, com prioridade para a geração de postos de trabalho e melhoria da qualidade de vida.

Neste aspecto estão incluídos a ampliação e melhoria das redes de transporte de alta e média capacidade; a modernização da logística e malha rodoviária paulista; os investimentos na segurança hídrica, no combate a enchentes e na despoluição ambiental; a construção de moradias populares; a entrega de espaços de lazer e equipamentos educacionais; e o fortalecimento do complexo de equipamentos de atenção à saúde da população.

Segundo o Governo de São Paulo, a preparação das diretrizes orçamentárias deste ano considerou um ambiente ainda excepcional sob os desafios socioeconômicos provocados pela pandemia. Somado a isso, a instabilidade econômica internacional devido à guerra na Ucrânia interfere no delicado quadro macroeconômico nacional, trazendo consequências ainda incertas para o país.

O PL também considerou as estratégias de preparação do PPA (Plano Plurianual do Estado de São Paulo) relativo aos anos de 2020 a 2023, de acordo com a Lei nº 17.262/2020, além de indicações de alteração da legislação tributária, da política de aplicação dos recursos pelas agências financeiras oficiais de fomento, da gestão da dívida pública e da captação de recursos por órgãos estaduais.

Participação do cidadão

A Audiência Pública Eletrônica do Processo Orçamentário do Estado de São Paulo de 2023, realizada entre 04 e 14 de abril deste ano, gerou mais de 750 votos. Foram 320 cidadãos paulistas ou residentes no Estado que, por meio do sistema de votação disponibilizado no site Audiências do Orçamento, tiveram a oportunidade de sugerir ações de investimentos que garantam o desenvolvimento social e econômico da região em que vivem.

Todas as contribuições foram analisadas e validadas pelas áreas responsáveis e incluídas em relatórios e que estarão disponíveis para consulta pública, no início do mês de maio, nos sites da Secretaria de Orçamento e Gestão e Audiências do Orçamento de São Paulo.

O documento, dividido por objetivos estratégicos do Plano Plurianual, secretarias e regiões administrativa, embasou o projeto de lei que segue agora para apreciação dos deputados estaduais.

As Audiências Públicas são organizadas pela Secretaria de Orçamento e Gestão e são importantes instrumentos legais previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias para estimular a participação dos cidadãos e garantir transparência na elaboração do PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual).