Governo estuda decretar emergência climática permanente em mil cidades

Medida atingiria cerca de um de cada cinco municípios do país e exigiria controle severo de recursos

Governo estuda decretar emergência climática permanente em mil cidades -


O governo estuda a possibilidade de decretar estado permanete de emergência climática em 1.038 municípios, o que corresponde a uma de cada cinco cidades do país. A informação é da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em visita a Manaus (AM) neste domingo, (26).


A capital sofre com alagamentos provocados pelas chuvas, que fizeram com que ao menos 172 famílias perdessem as casas.

De acordo com a ministra, a decretação do estado de emergêncioa permanente tornaria possível manter ações continuadas de prevenção e obras de enfrentamento a catástrofes provocadas pelas mudanças climáticas, tanto em casos de seca quanto alagamentos. Até mesmo a remoção de pessoas, segundo Marina Silva, poderia ser planejada com antecedência e feita com mais segurança.

"Além da situação de emergência, são os projetos de prevenção, esses são projetos de médio e longo prazo", explicou. "Nós estamos vivendo sob o efeito de mudanças climáticas que estão se agravando a cada dia", diz a ministra.

Uma maneira de evitar possíveis irregularidades na administração dos recursos, seria a criação de comitês permanentes, formados por equipes de monitoramento e acadêmicos para supervisionar tudo. É que o estado de emergência flexibiliza a lei de licitações.