Governo Lula é positivo para 40% da população e será melhor que gestão de Bolsonaro na opinião de 60%, aponta pesquisa Quaest

Levantamento mostra opinião dos brasileiros no primeiro mês da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu 3º mandato

Governo Lula é positivo para 40% da população e será melhor que gestão de Bolsonaro na opinião de 60%, aponta pesquisa Quaest  - Ricardo Stuckert


O Instituto Quaest divulgou a pesquisa que avalia a popularidade do governo Lula após o final do primeiro mês do seu 3º mandato. Segundo o levantamento, Lula é aprovado por 40% da população brasileira e 60% considera que sua gestão será melhor que a do ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas Eleições 2022.




 

A avaliação negativa é de 20%; para 24% o governo é regular e 16% não souberam ou não quiseram responder.

O maior percentual de aprovação vem do nordeste brasileiro, onde 62% consideram o governo Lula positivo, um reflexo das eleições do ano passado. A região centro-oeste, onde há apoio maior a Bolsonaro, registrou o menor percentual de apoio, sendo apenas 29%.

Na pesquisa geral, as mulheres são as que mais aprovam a gestão do atual presidente (44%). A aprovação dos homens é de 37%. O maior percentual está entre os que têm de 35 e 59 anos (42%).

49% das pessoas que avaliaram a gestão positiva têm até o ensino fundamental. 47% delas recebem até dois salários mínimos e 45% são pretas. 75% dos entrevistados não recebem o benefício Bolsa-Família.

Nesta primeira avaliação, 65% dos ouvidos disseram aprovar o comportamento de Lula como presidente e 92% deles manteriam o voto.

8 DE JANEIRO

Sobre o episódio de 8 de janeiro, onde bolsonaristas radicais vandalizaram o Congresso Nacional, 94% dos entrevistados afirmou que desaprova os atos terroristas e 51% acreditam que Bolsonaro teve influência nas manifestações. A pesquisa também informa que 74% consideram que Lula saiu fortalecido após o caso.

METODOLOGIA

A pesquisa foi feita de 10 a 13 de fevereiro, com brasileiros de 16 anos ou mais. O método de coleta da entrevista foi face-a-face através da aplicação de questionários estruturados.

Foram realizadas 2.016 entrevistas com margem de erro de 2.2 pontos percentual. O nível de confiabilidade é de 95%.