Governo reativa conselho para discutir política industrial; Alckmin presidirá

O objetivo do colegiado será debater e propor a Lula uma nova política industrial para o Brasil

Governo reativa conselho para discutir política industrial; Alckmin presidirá -


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou nesta quinta-feira, 6, um decreto que reativa, após sete anos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). O objetivo do colegiado será debater e propor a Lula uma nova política industrial para o Brasil.


Também será de competência do conselho aprovar as diretrizes para a implementação da política industrial, analisar propostas para aumentar a inovação e o desenvolvimento da economia verde e opinar sobre estratégias para a produtividade e competitividade da indústria.

O CNDI será presidido pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o vice-presidente Geraldo Alckmin, e composto ainda por mais outros 19 ministros, além do presidente do BNDES. Alckmin também indicará 21 conselheiros representantes da sociedade civil para integrar o fórum.

De acordo com Alckmin, o conselho irá identificar medidas que fortaleçam a "neoindustrialização, a retomada da indústria baseada na sustentabilidade, na geração de empregos e na expansão dos setores produtivos".

O CNDI é um dos oito conselhos reativados por Lula nesta quinta-feira dentro das ações dos 100 primeiros dias de governo, como o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) noticiou mais cedo.