Guararapes terá racionamento de água após baixa histórica em represa

Fornecimento será interrompido durante a manhã até a recuperação no volume de água da cidade

Guararapes terá racionamento de água após baixa histórica em represa - Divulgação/Prefeitura de Guararapes


A cidade de Guararapes (SP) adotará, a partir deste domingo (4), um racionamento de água por conta da falta de chuvas na cidade. O calor intenso da primavera, que antecede o verão, com alto consumo de água, também foi um dos fatores que provocaram a baixa histórica da represa municipal, obrigando a prefeitura a adotar o racionamento.


De acordo com a administração pública da cidade, a represa está 1,21 metro mais baixa, mesmo com os bombeamentos externos dos açudes vizinhos.

"Portanto o fornecimento de água será interrompido das 7h às 11h da manhã e permanecerá até a recuperação do volume da represa", diz o comunicado da prefeitura.

No dia 21 do mês passado, o Departamento de Engenharia e Saneamento Básico tornou o abastecimento por gravidade no período das 20h às 8h, porém, não foi o suficiente.

Dados do sistema da ETA (Estação de Tratamento de Água) mostram que o consumo nas residências não diminuiu.

"Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro do ano passado, o consumo total na cidade foi de 9 milhões de litros por dia. Neste ano, de janeiro até o momento, o consumo foi de 11 milhões de litros", finaliza a nota.