ECONOMIA
Haddad acredita que Lula já tem nome para presidência do Banco Central em mente
Ministro da Fazenda revela que presidente pediu sugestões para diretorias do BC e discute com Senado sabatinas durante "recesso branco"
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse acreditar que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já tem em mente o nome do futuro presidente do Banco Central, que será indicado este ano, e que já pediu sugestões de nomes para as diretorias de Regulação e Relacionamento, uma vez que o mandato dos atuais titulares, Otavio Damaso e Carolina de Assis Barros, se encerra neste ano.
"É atribuição do presidente Lula indicar. Eu acredito que ele já tem o nome do presidente do BC em mente", disse Haddad a jornalistas ao deixar a sede da Fazenda na tarde desta quinta-feira (22).
Haddad afirmou que Lula já solicitou a indicação de outros nomes e que "pode ser" que as indicações sejam feitas, caso o presidente tenha tempo de conhecer os candidatos. "O presidente certamente vai querer conhecer, porque é ele quem vai indicar", afirmou.
O ministro também mencionou que Planalto e Senado estão conversando sobre a possibilidade de realizar as sabatinas do indicado ao comando do BC neste período que ele classificou como "recesso branco", devido ao fato de o Congresso estar funcionando em esquema de esforço concentrado por conta das eleições municipais. "Conto com a simpatia do Senado em relação a esse tema", afirmou, sem indicar uma data para o anúncio do novo presidente do BC.