Hoje é Dia Mundial do Emoji

Símbolos traduzem sentimentos e significados ao expressar emoções no ambiente digital

Hoje é Dia Mundial do Emoji - imagem ilustrativa


Esta segunda-feira (17), é celebrado os símbolos que estão presentes nas mensagens de texto, que são digitados e compartilhados a todo instante no mundo todo. O Dia Mundial do Emoji propõe a reflexão da importância dessa linguagem universal das emoções por meio dos símbolos, permitindo a agilidade na comunicação digital.



emoji é a junção dos termos japonês imagem e moji (letra), com origem nos ideogramas e smileys usados no país asiático.

A data foi criada por Jeremy Burge, em 2014, fundador do site Emojipedia, responsável por curar e registrar os símbolos criados. 

O evento é comemorado nesta data devido à data mostrada no emoji calendário, desenvolvido pela Apple em 2002,quando lançou o Mac iCal, sendo assim uma das primeiras empresas de tecnologia a apostar no formato. 

Tudo começa com o primeiro emoticon criado foi o smiley, em 1982, por Scott Fahlman, professor assistente de pesquisa de ciência da computação, da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.

Fahlman criou o símbolo a partir de uma ironia levada a sério. 

O professor fazia parte de uma plataforma de mensagens online, composta por colegas do departamento de física da universidade. Neste grupo, eles discutiam desafios científicos, assim como enigmas para que os outros integrantes resolvessem entre si.

Então, um dos membros do grupo enviou o problema abaixo:

"Um elevador tem uma vela acesa presa na parede e uma gota de mercúrio do chão. O cabo do elevador se rompe e ele cai. O que acontece com a vela e o mercúrio?". 

Logo, outro colega respondeu com uma mensagem de brincadeira:

"ATENÇÃO! Devido a um experimento de física recente, o elevador mais à esquerda está contaminado com mercúrio. Há também um dano superficial causado por fogo. A descontaminação deve ser concluída até 8h de sexta-feira."

Essa ironia fez muita gente levar a piada a sério. Após este evento, os membros do grupo propuseram o uso de símbolos para deixar claro que as próximas mensagens com brincadeira fossem destacadas.

Logo, o professor Scott sugeriu o uso de uma 'carinha sorrindo', o símbolo :-) para identificar a piada e a 'carinha triste' :-( para os assuntos sérios.

O símbolo foi bem-sucedido na Carnegie Mellon e se espalhou em outras instituições de ensino superior conectadas a rede Arpanet, antecessora da internet, operada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Com o tempo, vários símbolos foram sendo criados com o uso de diversos caracteres, tornando-se populares nos computadores pessoais.

O primeiro emoji criado foi um coração (<3), em 1995, pelo Shigetaka Kurita, que fazia parte da equipe da empresa de telecomunicações NTT DoCoMo. 



O japonês Shigetaka Kurita foi o criador e organizador do emoji | The Webby Awards

A proposta da criação do símbolo foi para atrair o público adolescente na venda dos pagers. Deu certo, mas logo a ideia foi descartada, pra focar os usuários adultos.

Kurita, agrupou uma biblioteca de figuras prontas, como smiley e outros símbolos considerados emoticons, porém, sendo uma versão desenhada destes.

Na época foram lançados um pacote com 172 emojis de 12 por 12 pixels, com a função extra da plataforma de internet movel i-mode. Este projeto oferecia serviços de notícias, e-mail e previsão do tempo.

O objetivo principal era facilitar a comunicação e se distinguir de outros serviços similares, como o PocketNet, da norte-americana AT&T. 

O i-mode tornou-se a primeira plataforma de internet móvel que se popularizou pelo mundo.

Em 1997, o norte-americano Nicolas Loufrani começou a fazer experiências com rostos smiley animados para criar ícones a cores que fossem semelhantes aos emoticons de texto ASCII, onde eram usados com sinais de pontuação mais simples. 

Com essa base, Loufrani desenvolveu os primeiros emoticons gráficos e os reuniu em um dicionário emoticon, organizado em categorias como, expressões de espírito, como bandeiras, festividades, diversão, esporte, clima, comida, países, animais, natureza e entre outros.

Estes pictogramas mostram expressões faciais, objetos, lugares, animais e tipos de clima. 

Outras datas

Apesar da Google, Samsung, Twitter e claro, Apple, adotarem o dia de hoje como a data oficial do emoji, outras empresas optaram não seguir a mesma ideia.

A Microsoft, por exemplo, escolheu o dia 21 de um mês fictício, sem nome, o mesmo acontece com o WhatsApp que escolheu 24 de fevereiro. O Facebook, da Meta, escolheu o dia 14 de maio, data de aniversário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador da rede social e do conglomerado de tecnologia.

Emojis usados

O site Emojipedia trouxe informações sobre o uso de emojis nas principais plataformas de redes sociais e de tecnologia. 

Em 2020, 117 emojis foram criados, como a escova de dentes, chá de bolhas, bandeira transgênero e gato preto.

Em 2019, mais de 200 emojis foram inseridos na biblioteca, como variações de tom de pele e sexo, além da criação do flamingo, do rosto bocejando e a manteiga.

Em 2018, a biblioteca alcança a marca de 2.823 emojis após a inserção de 157 novos símbolos, como canguru, lagosta e skate.

O emoji 'cara com lágrimas de alegria' é um dos favoritos no Twitter, com quase de 4 bilhões de usos, segundo a ferramenta Emojitracker, seguido por 'coração vermelho', que tiveram mais de 2 bilhões de usos e o 'carinha de choro', com mais de 1,7 bilhão de usos.



Nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram também tem uso intenso dos emojis. Veja os dados abaixo.

Mais de 900 milhões de emojis são enviados sem textos diariamente no Facebook Messenger, sendo o Ano Novo a data de mais uso dos emojis.

700 milhões de emojis são publicados na rede social Facebook todos os dias. 

No Twitter, o emoji mais usado é a 'carinha corando e rindo' e 86% dos usuários tem 24 anos ou mais, sendo que destes usuários 57% são mulheres.
No Instagram, em meados de 2015, metade de todos os comentários publicados eram apenas um emoji.