Hospital de Base de Rio Preto é o 17º melhor complexo de saúde do Brasil, aponta ranking

O HB ocupa o 778° lugar entre as 1.000 organizações empresariais. Dentre os hospitais, o complexo da Funfarme, formado pelo HB e Hospital da Criança e Maternidade (HCM), figura entre os 20 maiores do país na categoria Serviços de Saúde

Hospital de Base de Rio Preto é o 17º melhor complexo de saúde do Brasil, aponta ranking - Divulgação


Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto, no interior de SP, está entre as 1.000 maiores empresas do Brasil, segundo ranking divulgado esta semana pelo jornal Valor Econômico. O HB ocupa o 778° lugar entre as 1.000 organizações empresariais. Dentre os hospitais, o complexo da Funfarme, formado pelo HB e Hospital da Criança e Maternidade (HCM), figura entre os 20 maiores do país na categoria Serviços de Saúde, em 17º lugar. 


Importante critério de avaliação considerado pelos organizadores do ranking é a organização possuir o selo ESG, da sigla em inglês “Environmental, Social, and Corporate Governance”, ou seja, que atesta que possui governança ambiental, social e corporativa. Estas são práticas adotadas pelas unidades do complexo Funfarme, segundo maior do Estado de São Paulo, referência de atendimento de mais de 2,5 milhões de habitantes dos 104 municípios do noroeste paulista.

A Funfarme é uma fundação filantrópica ligada à Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto) e reúne, além do HB e HCM, o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro de Rio Preto e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de Rio Preto. Além disso, também administra o Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile, Rede Lucy Montoro de Fernandópolis, Ambulatório de Especialidades Médicas (Ame) de Fernandópolis, Hemonúcleo de Catanduva e Unidade de Teleatendimento de Santa Fé do Sul. 

Embora o complexo seja a referência para a população do Noroeste do Estado de São Paulo, suas unidades atraem pessoas de todas as regiões do Brasil e até da América Latina, que reconhecem a qualidade da medicina e de seus serviços.

Isto faz com que a Funfarme apresente números impressionantes: são quase 800 mil atendimentos por ano feitos por 1.630 médicos e outros 1.700 profissionais da Saúde. No total, são mais de 8 mil colaboradores (população maior do que as de algumas cidades do Noroeste paulista) que garantem assistência à saúde 24 horas. Para comportar tamanha estrutura, o complexo hospitalar ocupa uma área com mais de 100 mil m², na zona sul de Rio Preto, próximo a grandes rodovias que ligam às principais cidades dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Hospital-escola

O HB e HCM são hospitais-escola ligados à Famerp e, juntos, possuem 1.173 leitos entre enfermaria e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de ter um dos maiores centros cirúrgicos do país, com 32 salas onde são realizados mais de 43 mil procedimentos por ano. 

O HB e o HCM destacam-se pelos corpos clínicos altamente qualificados, com médicos reconhecidos nacionalmente, e pela alta tecnologia que oferecem aos pacientes, dos quais, 80% são do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dois hospitais fazem da Funfarme referência em atendimento de alta complexidade, traumatologia, transplante de órgãos, neurologia e neurocirurgia adulto e pediátrico, cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica, neonatologia, oncologia pediátrica, gestação e parto de alto risco. 

Hospital de Base

Consolidado como um dos principais centros transplantadores do país, o HB realiza transplante de órgãos há 30 anos. Desde sua criação, já foram realizados mais de 6.500 procedimentos. Atualmente, o HB realiza transplantes de medula óssea, rim, fígado e córnea e conta com um andar inteiro (8º) dedicado ao setor, onde são internados e acompanhados os pacientes.

A cirurgia robótica é outro diferencial do HB, que conta com o DaVinci Xi, o robô cirúrgico mais avançado do mundo. O equipamento fica localizado em uma sala inteligente, que realiza a integração entre os equipamentos cirúrgicos, além de possuir alta qualidade de imagem, atuando em cirurgias urológicas, como tratamento de câncer de próstata, rim e bexiga, cirurgias oncológicas do aparelho digestivo, e ginecológicas, como histerectomias e miomectomias.
Hospital da Criança e Maternidade

Com 10 anos de fundação, o HCM é um dos principais centros especializados em pediatria e em obstetrícia no Estado de São Paulo. Em particular, é referência nacional em cardiologia e cirurgia cardiovascular pediátrica e em gestação de alto risco, atendendo pacientes das cinco regiões do Brasil. 

A excelência no serviço de cardiologia pediátrica realizado pela CardioPedBrasil® - Centro do Coração da Criança do HCM rendeu à instituição o certificado internacional de Centro de Excelência da Children’s HeartLink, organização não-governamental (ONG) norte-americana, que atua no desenvolvimento e intercâmbio de instituições médicas especializadas no tratamento de cardiopatias congênitas em várias partes do mundo. O certificado é um selo internacional de qualidade, que o destaca em relação à qualidade do atendimento prestado e o reconhece internacionalmente pela atuação na cardiologia pediátrica. O HCM é o primeiro hospital da América Latina e o sexto do mundo a ter a certificação Children's HeartLink Center of Excellence.

Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile

A Funfarme também conduz a gestão do Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile (HM), que desempenha papel fundamental no atendimento aos mais de 480 mil habitantes de São José do Rio Preto (SP). O hospital ocupa uma área de mais de 4.600 metros quadrados, na Avenida Alberto Olivieri Filho, no Jardim Atlântica, região norte da cidade.

Desde sua inauguração, em 10 de outubro de 2022, a fundação mantém contrato firmado com a Secretaria Municipal de Saúde e garante atendimento de 12 especialidades médicas, oferecidos por corpo clínico composto 78 médicos, sendo 54 cirurgiões. A equipe multidisciplinar é formada por 119 enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas, além de 23 colaboradores da área administrativa e suporte à assistência, no total de 220 profissionais.

O HM conta com 7 consultórios e centro cirúrgico com 5 salas, centro oftalmológico com 2 salas, todas dotadas de equipamentos de última geração, equiparáveis às instituições de saúde referências no país, além de uma sala de estabilização clínica. Para atendimento e internação dos pacientes, a instituição possui 60 leitos de enfermaria, sendo 35 cirúrgicos e 25 clínicos, e 5 leitos na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).