Hospital de Base e Prefeitura de Rio Preto oferecem exames de graça no Dia do Rim

Ação será realizada em 50 pontos da cidade; fachadas do HB, Palácio das Águas e da Prefeitura serão iluminadas com as cores da campanha

Hospital de Base e Prefeitura de Rio Preto oferecem exames de graça no Dia do Rim - Divulgação/ Funfarme


O Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) em parceria com a Prefeitura Municipal, realiza nesta quinta-feira, dia 9 de março, uma série de ações voltadas à população para celebrar o Dia Mundial do Rim. A data tem como objetivos a divulgação de informações sobre prevenção das doenças renais, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Serão realizados exames gratuitos de urina, teste de glicemia e aferição da pressão.


Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), 10% da população brasileira possui problemas renais crônicos (DRC). Na região de Rio Preto, que conta com mais de 100 municípios e uma população com mais de 2 milhões de habitantes, a estimativa é de que cerca de 200 mil pessoas tenham DRC.

Em geral, nos estágios iniciais, a doença renal é silenciosa, ou seja, não há sintomas e, por isso, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido. A pressão arterial elevada (hipertensão) e diabetes são as causas mais comuns de doença renal no Brasil.

“A degradação dos rins é lenta e não acontece da noite para o dia. Prevenir fatores de riscos, como pressão alta e diabetes, é um dos caminhos mais seguros para se evitar possíveis lesões no órgão. Por isso, todos os anos nós reforçamos sobre a importância dos exames de rotina, como a dosagem de creatinina no sangue e o exame de urina, pois são fundamentais para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença”, afirma Dr. Horácio Ramalho, médico nefrologista do Hospital de Base e um dos idealizadores da campanha.

“O exame de sangue, analisa os níveis de creatinina, substância produzida pelos músculos e que em alta concentração no sangue também indica problema nos rins. Já o exame de urina detecta a presença da proteína albumina, responsável por diversas funções no organismo, e quando encontrada na urina, indica alterações das funções renais. É importante sempre destacar também que o diagnóstico precoce aumenta as chances de controle dos sintomas e previne a progressão da doença”, explica Dr. João Fernando Picollo, médico nefrologista.

Ações em Rio Preto

Reforçando o compromisso da Funfarme em cuidar das pessoas em todo o seu ciclo de vida, o HB e a Prefeitura Municipal realizarão diversas ações gratuitas para alertar a população sobre a saúde dos rins.

Profissionais de saúde do HB, acompanhados de alunos e docentes dos cursos de enfermagem da Famerp, Unirp, Unip, Unilago, Uniterp e Senac, realizarão testes de glicemia e urina, além de aferir a pressão e medir o índice de massa corporal da população gratuitamente, das 9h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Poupatempo (área central), Shopping Cidade Norte, Shopping Prefeito Antônio Figueiredo de Oliveira (Shopping HB), Casa do Cireneu da Providência de Deus e outros pontos.

Os testes são destinados a pessoas que tenham alguma característica de risco no desenvolvimento de doenças renais, acima dos 50 anos ou com histórico familiar de DRC. Outras predisposições também estarão inclusas no grupo prioritário, como histórico de infecções urinárias, diabetes, fumantes, obesos, hipertensos ou que tenham doença cardiovascular.

“Todas as pessoas que apresentarem alterações nos exames serão encaminhadas para a UBS mais próxima de sua residência para uma avaliação mais detalhada e, se necessário, o paciente será encaminhado para o Ambulatório Geral e de Especialidade do HB ou Centro Médico de Especialidades da Prefeitura”, explica a enfermeira Rita Helu Ribeiro, professora de Enfermagem da Famerp e coordenadora do Programa de Aprimoramento da Funfarme/ Famerp.

“A parceria entre a Prefeitura e o HB mostra a relevância do tema. Por meio da campanha conseguimos identificar precocemente pacientes que estão com alterações, evitando problemas crônicos. Cada ano a parceria vem se consolidando e envolvendo novos setores e quem ganha com esta iniciativa é a população de Rio Preto”, destaca a assessora especial de gabinete da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Paula Sodré.

“Essas ações de prevenções de doenças renais nos grupos prioritários, são de suma importância para a rede municipal de saúde e assim que detectados, receberão acompanhamento e tratamento precoce evitando complicações renais”, explica Secretário Municipal de Saúde Dr. Aldenis Borin.

Redes sociais e iluminação especial

Ao longo do mês de março serão publicados vídeos nas redes sociais do HB e da Prefeitura de Rio Preto, com orientações de médicos especialistas reforçando a importância de cuidar da saúde dos rins. As fachadas do HB, do Palácio das Águas e da Prefeitura de Rio Preto receberão iluminação especial nas cores azul e vermelho, cores da campanha.

Além das ações externas, o HB também realizará exames de creatinina nos colaboradores da Funfarme que estão nos grupos de risco. As Unidades de Saúde do município também realizarão testes em seus colaboradores.

DRC em números

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a doença renal crônica (DRC) consiste em lesão renal, perda progressiva e irreversível da função dos rins. Estes órgãos têm muitas funções, como regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, entre outras. Por isso a lesão afeta diretamente o funcionamento do corpo.

Ainda de acordo com a SBN, o número de pacientes com doença renal crônica avançada no Brasil é crescente, sendo que atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.

Pela primeira vez desde 1998, a fila de transplante de órgãos no Brasil passa de 50 mil pessoas. O dado é da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. E a maioria espera por um rim: 29.690 pacientes.

A estimativa é de que em 2040 a doença renal crônica possa ser a 5ª maior causa de morte no mundo. Por isso, todos os anos é realizada a Campanha do Dia Mundial do Rim (DMR), idealizada pela International Society of Nephrology (ISN) e coordenada no Brasil pela SBN.