Hospital Padre Albino de Catanduva faz captação múltipla de órgãos

Doador é jovem de 21 anos, vítima de um acidente automobilístico, que teve a morte constatada na última quarta-feira (23/8)

Hospital Padre Albino de Catanduva faz captação múltipla de órgãos - Divulgação/ Hospital Padre Albino


A Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes/CIHDOTT da Fundação Padre Albino, de Catanduva, no interior de São Paulo, e a Organização de Procura de Órgãos/OPO de São José do Rio Preto, captaram múltiplos órgãos - coração, fígado, pâncreas, rins e córneas, que poderão beneficiar pelo menos sete pessoas.


O procedimento foi feito nesta quinta-feira (24/8).

De acordo com informações da CIHDOTT/FPA o doador é um jovem de 21 anos, que sofreu um acidente automobilístico e teve a morte constatada na quarta, dia 23.  Após exames para determinação de morte encefálica, os familiares foram acolhidos, amparados e informados sobre o fato, sendo totalmente a favor da doação.

Carlos Mancini Gomes, coordenador da CIHDOTT, disse que a família contou que o doador sempre foi a favor da vida; atuava em favor do próximo e se envolvia com ações de promoção à saúde.

“Um dos pedidos em vida foi de que quando acontecer com ele uma fatalidade e seus órgãos forem viáveis, o desejo era de que fossem doados. E este foi o gesto dos familiares”, acrescentou Carlos.

“A decisão pela doação é um gesto muito generoso por parte de cada família; porém, quando em vida o desejo pela doação é manifestado este ato torna-se muito mais fácil de ser concretizado. Sabendo do pedido em vida, os familiares se sentem muito mais convictos em realizar este desejo. Nossa imensa gratidão à família e seus entes queridos pelo nobre gesto de poder salvar mais vidas”, ressaltou.

A captação foi feita pelas equipes médicas do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo; Hospital Leforte/SP, Santa Casa de Botucatu, Hospital de Base de São José do Rio Preto e Hospital Padre Albino.