SAÚDE
Hospital Padre Albino realiza campanha para conscientizar sobre doação de medula óssea
Ação contará com coleta de sangue e cadastramento de doadores nos dias 21 e 22 de novembro em parceria com o Hemonúcleo de Catanduva
A Agência Transfusional do Hospital Padre Albino promoverá, nos dias 21 e 22 de novembro, uma campanha de conscientização para incentivar a doação e o transplante de medula óssea. A iniciativa, que acontece em parceria com o Hemonúcleo de Catanduva, visa sensibilizar colaboradores e a comunidade sobre a importância do gesto solidário, que pode salvar vidas.
Nos dias 21, das 8h às 11h30, e 22, das 14h às 16h, a equipe do Hemonúcleo estará na sala de hidratação do hospital, ao lado da sala de Enfermagem, para realizar coleta de sangue e cadastramento de possíveis doadores.
A campanha é organizada pela biomédica Débora P. Ribas, responsável pelas Agências Transfusionais da Fundação Padre Albino, e por Simone Trovó, gerente de Gestão do Cuidado dos hospitais da fundação. A ação conta com o suporte da equipe de captação do Hemonúcleo, liderada por Marceli C. Mambelli Rueda.
COMO SE TORNAR UM DOADOR
Para se cadastrar como doador voluntário, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto. Durante a ação, será coletada uma pequena amostra de sangue, cerca de 10 ml, que será analisada e cadastrada no banco de dados do REDOME (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
“O ato de doar medula óssea é um gesto de solidariedade que pode ser a única chance de cura para pacientes com doenças de sangue, como leucemias, linfomas, anemias graves, doenças imunológicas e diversas síndromes”, ressaltaram as organizadoras Débora Ribas e Simone Trovó.
A campanha busca ampliar o número de doadores cadastrados e, assim, aumentar as chances de pacientes que aguardam um transplante encontrarem um doador compatível.