Hospital Regional de Prudente faz captação de órgãos e doador salva sete vidas

O gesto de amor e solidariedade em doar os órgãos foi praticado pela família de um homem de 21 anos, que morreu após sofrer um acidente de trânsito

Hospital Regional de Prudente faz captação de órgãos e doador salva sete vidas - AI/HR


O Hospital Regional de Presidente Prudente realizou, nesta sexta-feira (21), uma captação de múltiplos órgãos. Foi a 14ª captação do ano na unidade.


De acordo com a assessoria de imprensa do HR, foram captados o coração, pâncreas, fígado, rins e córneas.

O gesto de amor e solidariedade em doar os órgãos foi praticado pela família de um homem de 21 anos, que morreu após sofrer um acidente de trânsito e possibilitou o salvamento de sete vidas.

Os órgãos foram enviados para hospitais nas cidades de SP, Ribeirão Preto e Marília. Ainda segundo o HR, mais de 50 profissionais trabalharam direta e indiretamente para tornar a doação e captação possíveis.

A Polícia Militar fez a escolta dos órgãos até o aeroporto de Prudente, onde dois aviões aguardavam para fazer o transporte aéreo.

O cirurgião transplantador do Hospital Sírio Libanês, Ronaldo Honorato, disse que "é um trabalho essencial, pois para muitos pacientes a única saída para sobreviver é o transplante".

Os trabalhos foram realizados com toda segurança necessária, obedecendo os protocolos do Ministério da Saúde devido a atual situação da pandemia da covid-19.

O Hospital Regional informou, também, que 66 órgãos foram doados neste ano, durante a pandemia. O número foi o dobro do registrado no mesmo período de 2019.