Hospital Unimed Araçatuba recebe reconhecimento de nível nacional

Essas organizações não governamentais de nível nacional, são dedicadas a promover o conhecimento e mobilizar pessoas e instituições em prol da sustentabilidade do setor e da saúde pública e ambiental

Hospital Unimed Araçatuba recebe reconhecimento de nível nacional  - Divulgação


O Hospital Unimed Araçatuba (HUA), no interior de SP, recebeu certificação do Projeto Hospitais Saudáveis e da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, pelo reconhecimento e participação nos desafios a saúde pelo clima e resíduos, durante o ciclo 2021/2022. 


Essas organizações não governamentais de nível nacional, são dedicadas a promover o conhecimento e mobilizar pessoas e instituições em prol da sustentabilidade do setor e da saúde pública e ambiental.

O Desafio a Saúde pelo Clima é um programa global que reúne e mobiliza organizações de saúde de todo o mundo a se tornarem mais resilientes e reduzirem progressivamente suas emissões.

Os participantes do Desafio reportam dados e recebem suporte técnico para gerenciar seu impacto climático com base em três pilares: liderança, resiliência e mitigação.

Já o Desafio Resíduos de Serviços de mobiliza e incentiva o setor saúde brasileiro a aprimorar suas práticas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS), reduzindo a geração de resíduos, ampliando a reciclagem e diminuindo a proporção de resíduos perigosos que necessitam tratamento especial, por meio do aprimoramento seguro e racional das práticas de segregação.

Através de uma política própria de sustentabilidade e do estabelecimento de uma comissão ambiental interna, são realizadas no HUA diversas de ações dedicadas a saúde do clima e aos resíduos gerados, por meio de uma série de controles e monitoramentos realizados no complexo hospitalar.

Entre as ações está o desenvolvimento de inventários que reportam dados sobre as emissões de gases do efeito estufa (GEE) para o gerenciamento dos resultados obtidos e os impactos gerados pela redução ou mitigação das emissões nas atividades produtivas.

Outras alternativas para conter os malefícios do GEE são constantemente discutidas, avaliadas e implementadas, como por exemplo, a instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia limpa e a aquisição de energia renovável para autoconsumo diretamente do mercado livre.

A criação de metas para consumo de energia e água com mais sustentabilidade, a utilização de combustíveis não fósseis nos veículos corporativos e a realização de manutenções e medições periódicas nas caldeiras para quantificar o consumo e regular os equipamentos que utilizam combustível derivado do petróleo, também são métodos de gestão já executados.

Em relação aos resíduos gerados, são aprimorados os controles e práticas de descarte, além de treinamentos com os colaboradores que focam na importância da separação e redução do que é gerado, o que garante ampliação da reciclagem, maior reaproveitamento dos materiais e a diminuição dos resíduos perigosos no ambiente hospitalar, desenvolvendo e criando uma cultura segura, assertiva e racional.

Desde 2015 o HUA participa dos desafios do Projeto Hospitais Saudáveis, o que proporciona ano a ano, maior desenvolvimento e crescimento na busca por melhorias, alternativas e metas focadas no pensamento sustentável.

Para o diretor do Hospital Unimed Araçatuba Dr. Flávio Garbelini, essa conquista representa um trabalho de extrema importância realizado com os esforços entre as equipes através de uma consciência sustentável já disseminada na instituição.

“É preciso utilizar com critério e equilíbrio todos os recursos disponíveis, sobretudo, criando mecanismos de gerenciamento, dos quais já temos adotados, para atenuar o máximo possível seu impacto no meio ambiente. Como instituição de saúde, é mais um quesito de excelência”, enfatiza o dirigente.