Ícone do vôlei brasileiro, Isabel Salgado morre aos 62 anos

A ex-atleta foi acometida pela SARA (síndrome aguda respiratória do adulto), uma condição clínica considerada rara

Ícone do vôlei brasileiro, Isabel Salgado morre aos 62 anos - Reprodução


​​Morreu nesta quarta-feira (16) a ex-ponteira Isabel Salgado, um dos grandes ícones do vôlei brasileiro. A ex-atleta, que tinha 62 anos, foi acometida pela SARA (síndrome aguda respiratória do adulto), uma condição clínica considerada rar​​a.


A ex-atleta chegou a ser internada no Hospital Sírio-Libanês, mas não resistiu. A informação sobre a morte de Isabel foi confirmada por amigos próximos.

Na última segunda-feira (14), ela foi indicada para a pasta do esporte na equipe de transição do presidente eleito, Lula. Ela participou de uma reunião virtual na segunda-feira, mas acabou internada após se sentir mal.

HISTÓRIA

Maria Isabel Barroso Salgado nasceu no Rio de Janeiro e fez grande carreira no esporte. Nas quadras, foi revelada pelo Flamengo e fez história ao ser a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa, quando rumou ao Modena, da Itália, em 1980. Em 2016, foi um dos nomes a carregar a tocha olímpica já no Rio, cidade-sede dos Jogos e sua terra natal.

​Ela atuou nas Olimpíadas de Moscou-1980 e Los Angeles-1984, quando o vôlei brasileiro ainda dava seus primeiros passos na profissionalização. Isabel ganhou notoriedade por ser uma voz feminina forte e corajosa em tempos onde o esporte feminino ainda era visto como inferior.

Após o fim da carreira nas quadras, foi nome importante também no vôlei de praia.