Infraero apresenta projeto do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Olímpia

A Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, referência em infraestrutura aeroportuária, ficará com o aporte de R$ 104 milhões, do orçamento da União, destinados à implantação do empreendimento

Infraero apresenta projeto do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Olímpia - Divulgação/ Prefeitura de Olímpia


Avançando mais uma etapa do mais importante projeto estruturante da história da Estância Turística de Olímpia, o prefeito Fernando Cunha recebeu, na última terça-feira (26), a visita do diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, Eduardo Gonzaga da Silva, que realizou visita técnica para dar andamento à implantação do Aeroporto Internacional do Norte Paulista.


Na ocasião, o diretor apresentou o projeto detalhado do terminal de passageiros para discutir junto ao município o atendimento à demanda e o melhor aproveitamento da área.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, a planta coloca o patamar do futuro aeroporto em alto padrão de qualidade não só para os voos domésticos como também para voos internacionais. O projeto foi também discutido com acompanhamento do secretário de Relações Institucionais, Marcelo Negro.

O projeto contempla toda a estrutura prevista, desde acessos, check-in, salas de embarque e desembarque (voos nacionais e internacionais), banheiros, revista, imigração, alfândega, praça de alimentação, espaços técnicos e de circulação, área comercial, sala de receptivo turístico, entre outros, totalizando aproximadamente 6,2 mil metros quadrados de construção.

Ainda na agenda oficial, o diretor, que veio a Olímpia pela primeira vez, pode conhecer a cidade e os principais pontos turísticos e de desenvolvimento do município, bem como visitou a área já regularizada em que será construído o aeroporto e se comprometeu a viabilizar a visita do Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, à cidade.

O Aeroporto Internacional do Norte Paulista é considerado um marco para o desenvolvimento futuro de toda a região, no transporte de passageiros e na infraestrutura logística, e será construído em uma área de 200 hectares, adquirida pela Prefeitura, localizada 20 quilômetros de Olímpia, com acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand, pela Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e pela Vicinal Natal Breda, facilitando o acesso por diferentes rotas rodoviárias.

A Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, referência em infraestrutura aeroportuária, ficará com o aporte de R$ 104 milhões, do orçamento da União, destinados à implantação do empreendimento. A expectativa é que o aeroporto tenha sua construção iniciada ainda este ano e seja inaugurado até o primeiro semestre de 2026.

Com uma pista de 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, podendo no futuro se expandir para 2.500 metros, o aeroporto estima chegar a ter capacidade para atender cerca de 1 milhão de passageiros por ano, recebendo grandes aeronaves de carga, com um pátio de aeronaves de 200 metros para taxiar, simultaneamente, até 6 aeronaves tipo boeing ou Airbus, alavancando cada vez mais Olímpia, seu potencial turístico e o desenvolvimento regional.