Início de cessar-fogo temporário em Gaza será divulgado hoje, diz Catar

Acordo entre Israel e Hamas inclui troca de reféns e prisioneiros; pausa deve durar quatro dias

Início de cessar-fogo temporário em Gaza será divulgado hoje, diz Catar - Reprodução


O Ministério das Relações Exteriores do Catar informou, nesta 4ª feira (22.nov), que o horário de início do cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza será divulgado nas próximas 24h e terá duração de quatro dias. A pasta foi responsável por mediar as negociações entre Israel e Hamas, assim como os governos do Egito e dos Estados Unidos.


O acordo, aprovado na noite de 3ª feira (21.nov), inclui a libertação de 50 dos cerca de 240 reféns capturados pelo Hamas no dia 7 de outubro, quando houve o ataque no festival Universo Paralello, em Israel. Em troca, o governo israelense irá libertar dezenas de mulheres e crianças palestinas detidas em prisões locais.

Segundo as autoridades do Catar, a pausa temporária das hostilidades permitirá ainda a entrada de um número maior de comboios e ajuda humanitária em Gaza pela fronteira com o Egito. As ações incluirão o envio de combustível para o abastecimento de geradores de energia, o que deve auxiliar os hospitais que estão em situação de calamidade.

"O Estado do Catar afirma seu compromisso com os esforços diplomáticos em andamento para diminuir as tensões e parar o derramamento de sangue e proteger os civis", frisou o governo.

Apesar do acordo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o país continuará com os esforços de inteligência durante a pausa, permitindo que o exército se prepare para retomar os combates após o término do cessar-fogo. Segundo ele, a ofensiva em Gaza parará apenas quando o Hamas não representar mais uma ameaça para Israel. (Com informações do portal SBT News)