Instituto cria ferramenta para traçar perfil de pacientes do SUS

Planejamento deverá nortear metodologia de atendimentos nas unidades de saúde

Instituto cria ferramenta para traçar perfil de pacientes do SUS - Agência Brasil/Arquivo


As unidades de saúde básica de São Paulo começaram a utilizar a escala de vulnerabilidade familiar, uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein como parte do projeto Planifica SUS.


O objetivo da iniciativa é ajudar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) a traçar um perfil dos pacientes e implementar o modelo de atenção aplicado atualmente, para que os profissionais desenvolvam melhor as suas competências e as instituições de saúde possam padronizar o atendimento ao usuário. 

De acordo com Márcio Parente, gerente de projetos do instituto e coordenador do Planifica SUS, uma escala com 14 itens foi criada para avaliar critérios como renda, cuidado com a saúde, contexto familiar e violência, para dar maior equidade nos serviços de saúde oferecidos nos centros de atendimento.

Inicialmente, a ferramenta está em operação apenas em São Paulo, mas há a intenção de estendê-la para mais localidades, caso os resultados sejam satisfatórios. 

"A escala pode até mesmo ser preenchida pelo próprio usuário, além de ser incluída na rotina de visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde", explica.