Itamar Borges e Geninho Zuliani recebem homenagem na Câmara de Rio Preto

Os dois políticos agora são cidadãos honorários rio-pretenses, honrarias são de autoria do vereador Francisco Sávio Ruel Júnior (União Brasil)

Itamar Borges e Geninho Zuliani recebem homenagem na Câmara de Rio Preto - Divulgação/ Câmara Municipal de Rio Preto


Em sessão solene realizada na noite da última quinta-feira, dia 29 de junho, a Câmara Municipal de São José do Rio Preto, no interior de SP, homenageou os políticos: deputado estadual Itamar Borges (MDB) e o ex-deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil). Eles receberam o título de 'Cidadão Honorário Rio-pretense', em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade local.


“Esta cidade me emociona, uma cidade que escolhi como lar, que fui acolhido por amigos que aqui moram, que só me incentivam a continuar querendo fazer o bem para aqui. Agradeço imensamente por tanto carinho, para este humilde novo rio-pretense.”, disse Itamar Borges. 

“Qualquer lugar que eu esteja, Rio Preto estará em meu coração... Este título mostra a boa troca, de energia, de carinho, de respeito... O tanto que consegui humildemente para esta cidade com meu trabalho em Brasília e agora o tanto que esta cidade me retribui com esta homenagem. É uma honra colocar meu nome na lista de filhos desta cidade.”, ressaltou Geninho. 

As propostas de ambas as homenagens são de autoria do vereador Francisco Sávio Ruel Júnior (União Brasil). Nas justificativas dos projetos, o vereador destacou, entre tantas realizações, o importante empenho de Itamar e Geninho em servirem de interlocutores com os governos estadual e federal em busca de recursos financeiros para entidades sociais da cidade, instituições de saúde e para a prefeitura de Rio Preto.

Itamar Borges

Natural de Santa Fé do Sul (SP) Itamar Borges (MDB) foi reeleito em 2022 para mais um mandato como deputado estadual. Advogado, teve experiência no comércio, foi professor universitário, vereador e por três mandatos prefeito de sua cidade natal.

Na Assembleia Legislativa, preside desde 2011 a Comissão de Atividades Econômicas (CAE) e participa como membro das comissões de Saúde e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O parlamentar também é presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, da Frente Parlamentar da Indústria da Construção e da Mineração e da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, e vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Desde o ano passado, Itamar passou a residir em Rio Preto, transferindo seu domicílio eleitoral para a cidade.

É casado com Thaysa Borges e pai de Gabriela, Rafaela e Bárbara.

Geninho Zuliani

Eugênio José Zuliani, ou Geninho Zuliani (União Brasil), como é conhecido por familiares e amigos, nasceu em Ribeirão Pires no dia 13 de janeiro de 1976. Seus pais são de Olímpia, cidade que o elegeu vereador e posteriormente prefeito por duas vezes. Em 2018, Geninho foi eleito Deputado Federal. Em 2022 concorreu ao cargo de vice-governador na chapa de Rodrigo Garcia.

Geninho é graduado em Tecnologia e Gestão Pública pela UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina e tem pós-graduação em Liderança e Gestão Pública pelo CLP - Centro de Liderança Pública. É casado com Ana Cláudia Casseb Finato Zuliani e tem três três filhos: Beatriz, Anabella e Eugenio Filho.

A sessão

Autoridades, amigos e familiares celebraram o reconhecimento do empenho de Itamar Borges e Geninho Zuliani no fortalecimento de Rio Preto e a condição de referência nacional nas mais diversas áreas dos serviços públicos e privados, sobretudo na Saúde.

A sessão solene realizada na Câmara Municipal em homenagem aos políticos foi comandada pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Pauléra (Progressistas). Também compuseram a mesa de honra o prefeito Edinho Araújo; o vice-prefeito Orlando Bolçone, o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi; juiz da infância e juventude Evandro Pelarim; o coronel PM Marcelo da Silva Lessa, comandante do 17 BPM/I, entre outras autoridades.

O autor dos projetos que concederam as honrarias, o vereador Júnior, fez o uso da palavra, destacando a importância das várias emendas legislativas que Itamar Borges e Geninho Zuliani destinaram à cidade de Rio Preto.

“Hospital da Região Norte, entidades assistenciais, obras de mobilidade, dinheiro para a Educação, Saúde, Assistência...Em cada canto da cidade há um pouco do trabalho de vocês dois...nossos queridos amigos e nossos sempre deputados.”

Em seu discurso, o presidente do Legislativo, Paulo Pauléra, destacou a importância da honraria concedida.

“Quando fazemos uma homenagem como essa, estamos falando em nome de toda uma cidade, representando a população. É um reconhecimento público, e hoje sobretudo já que nossa Casa de Leis está repleta de pessoas que confiam no trabalho desses dois homenageados.”

O deputado federal Baleia Rossi, colega de Itamar e Geninho, usou a tribuna para destacar a trajetória política de Itamar e Geninho.

“Os dois são homens do interior; os dois foram vereadores jovens; os dois, jovens prefeitos...Que orgulho em saber que vocês são nomes importantes que representam nosso Estado de São Paulo no panorama nacional.”

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo falou sobre o papel que um deputado tem no desenvolvimento de uma cidade e de uma região.

“Vocês dois, em Brasília e em São Paulo, sempre olharam para nossa cidade com carinho e afeto. Nunca faltou uma atenção ao nosso povo, e agora estamos retribuindo toda esta ajuda.”, concluiu.