Jogadora de vôlei de Rio Preto embarca para Croácia

Atleta começou nas categorias de base aos 10 anos de idade

Jogadora de vôlei de Rio Preto embarca para Croácia -  Arquivo Pessoal


Julia Oliveira Franco, 21 anos. A jogadora que foi revelada nos times da categoria de base de São José do Rio Preto (SP) entrou na contagem regressiva para a realização de um sonho: foi a única jogadora estrangeira contratada pela equipe do ŽOK Dubrovnik, da Croácia.


“Tudo pronto, pensamento positivo. São anos de treino e muita disciplina até este momento. Estou muito feliz com a oportunidade e sei que farei o meu melhor neste campeonato”, disse emocionada a recém-contratada da equipe croata.

Julia começou nos times da Prefeitura de Rio Preto ainda em 2013, com 10 anos. A atleta defendeu a cidade de 2013 a 2015, sempre jogando na posição central. Depois de se destacar por aqui, passando ainda pela equipe do Automóvel Clube, Julia enfrentou sua primeira ‘peneira’. 

“No final de 2016, participei da peneira da equipe do Barueri, no projeto do Zé Roberto Guimarães. Foram mais de 250 meninas na disputa e eu fui selecionada para fazer parte da equipe. Foi a partir deste momento que passei a sonhar e acreditar que poderia ser uma atleta de vôlei de verdade”, conta ela.

Foram dois anos defendendo o Barueri (2017 a 2019), equipe comandada pelo tricampeão olímpico José Roberto Guimarães. Aos 15 anos de idade, Julia já integrava uma das seleções mais fortes da categoria. “Já era hora de avançar, sair da zona de conforto. Tenho um grande exemplo dentro de casa e, por isso, comecei muito cedo. Achei que seria jogadora de basquete, seguindo os passos da minha mãe, mas acabei indo pro vôlei”. 

Julia é filha de Dirce dos Santos Oliveira, jogadora de basquete até 1997, na posição de pivô/lateral. Dirce foi um dos grandes nomes de São José do Rio Preto na modalidade e, hoje, é técnica da equipe em disputas dentro e fora de Rio Preto.

“É a realização de um sonho. Ver minha filha crescer, se destacar e se realizar. Acredito que a dedicação ao longo dos anos foi fundamental para que ela pudesse vivenciar oportunidades como essa. Estou feliz e sei que vai dar tudo certo”, disse Dirce.

Em 2020, Julia participou de outra peneira, agora em São Caetano do Sul. Após ser recrutada para a equipe, a atleta fez uma transição de posição: de central para levantadora. “Ainda durante a seletiva, acabei substituindo uma outra menina que não tinha tanta experiência. Entre um toque e outro, o técnico me disse que poderia trocar de posição. Isso aconteceu em 2020”, relatou ela.

Foi jogando por São Caetano que Julia disputou a Superliga A, Paulista Adulto, entre outros campeonatos importantes. A atleta ficou na equipe de 2020 a 2022, iniciando suas partidas como central e, depois, como levantadora.

Julia embarca nesta terça-feira, 23/12, no período da tarde, com destino a São Paulo. No final de 2023, passando férias em Vila Velha (ES), ela recebeu a ligação da mãe na academia do hotel. “Minha mãe e meu namorado estavam desesperados tentando contato comigo, já que meu celular estava sem sinal. Quando atendi a ligação, minha mãe já foi falando que tinha apenas aquele dia para providenciar toda a documentação para a Croácia. A princípio estou indo com um contrato de quatro meses, de fevereiro a maio. Após isso, creio que Deus tem algo preparado para mim”.

Todo o contato com o time da Croácia foi feito por intermédio de um agente, que envia vídeos da atleta para grandes clubes. As habilidades da rio-pretense chamaram a atenção da equipe ŽOK Dubrovnik, que vai disputar a PRVA LIGA – seniorke. O time faz parte da primeira divisão do voleibol europeu.

Antes de embarcar, Julia deixa um recado para que está começando. “Não desista! Por mais difíceis que possam ser os treinos, os dias, ou até mesmo as negativas ao longo de cada peneira, o importante é manter a fé. Acredite em você, no seu coração, e deixe de lado toda negatividade e falta de esperança. Tenha disciplina e busque sempre o seu melhor. Com vontade e persistência, os resultados são questão de tempo”, completou.

Aulas de Voleibol – Complexo Natalone

Feminino

2ª e 4ª- Feminino Iniciação 10 a 13 anos - 15h as 16h

2ª e 4ª - Feminino iniciação 14 a 18 anos - 16h as 17h30

2ª e 4ª Avançado feminino 14 a 19 anos - 17h30 as 19h

Masculino

3ª e 5ª - Masculino iniciação 10 a 13 - 15h as 16h

3ª e 5ª - Masculino iniciação 14 a 18 - 16h as 17h30

3ª e 5ª - Avançado masculino 14 a 19 anos - 17h30 as 19h