Justiça decreta prisão de motorista que atropelou manifestantes em Mirassol

Motorista de 28 anos teve prisão cautelar definida durante audiência de custódia

Justiça decreta prisão de motorista que atropelou manifestantes em Mirassol - Reprodução


O juiz Lincoln Augusto Casconi decretou a prisão preventiva do motorista de 28 anos que atropelou mais de 10 manifestantes e deixou duas pessoas com ferimentos graves nesta quarta-feira (2), durante um protesto na rodovia Washington Luís (SP-310), em Mirassol (SP)​.


A decisão foi tomada durante audiência de custódia. Após a audiência, o homem foi transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Rio Preto. Para o magistrado, a prisão cautelar foi necessária.

“Tratou-se de fato de repercussão nacional, pois o ilícito ocorreu em âmbito de manifestação política, o qual por essa razão deverá ainda ser objeto de melhor apuração dos fatos, inclusive para apuração da real motivação da conduta do autuado, assim como das vítimas que se encontravam no local. Pois, em tese, estas últimas também participavam de um movimento por ora reconhecido como ilegal, por haver determinação do Supremo Tribunal Federal, para os desbloqueios das vias”, disse o magistrado.

O réu alegou ter sido agredido por um policial militar e por um manifestante dentro da delegacia de Mirassol. O magistrado determinou que seja instaurado procedimento para apuração de eventual abuso ou maus-tratos por parte do integrante da corporação. Os exames de corpo de delito do réu apresentam sinais de agressão.

​O CASO

De acordo com o boletim de ocorrência, o ​homem estava dirigindo o carro dele, acompanhado da mãe e de um amigo, quando, ao chegar próximo da manifestação, teve o veículo “fechado” pelas pessoas que protestavam no local.

Ele teria sido agredido com socos pelos manifestantes, dentro do automóvel e, por isso, teria acelerado para sair com o carro. Após o atropelamento, ​o motorista foi detido por tentativa de homicídio e escoltado pelos ​policiais até a viatura.

Ao menos 10 pessoas foram atingidas, duas sofreram ferimentos graves e um policial militar sofreu fratura na mão.

Das vítimas que tiveram ferimentos mais graves ou que precisaram de atendimento médico em hospitais, duas são adolescentes de 11 e 12 anos, quatro homens de 36, 37, 43 e 54 anos e uma mulher de 26. As vítimas levadas para o HB foram o homem de 36 anos e a mulher de 26.

Segundo o Hospital, uma sofreu fraturas nas costelas e aguarda confirmação para cirurgia. Um homem teve fratura na bacia e no braço - ele passou por cirurgia e não corre risco. Dois homens passaram por cirurgia ortopédica após sofrerem fraturas nos pés e joelhos.​ O carro dele​ bastante ​​danificado pelos manifestantes​ e chegou a ser tombado no meio da pista.

Nesta quinta-feira (3), todos os protestos já haviam sido finalizados nas rodovias da região.​​​