“Missão Humanitária UniSALESIANO: saúde não espera!” envia 37 profissionais e acadêmicos ao Rio Grande do Sul

O grupo ficará abrigado na casa salesiana onde funciona a Faculdade Dom Bosco

“Missão Humanitária UniSALESIANO: saúde não espera!” envia 37 profissionais e acadêmicos ao Rio Grande do Sul - Divulgação


O UniSALESIANO envia nesta sexta-feira (17/5), 37 voluntários que atuarão nos serviços de emergência de saúde no Rio Grande do Sul, Estado Brasileiro devastado pelas enchentes recentes.


Um ônibus, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba (SP) deverá chegar em Porto Alegre no sábado (18), com médicos, enfermeiros, médico veterinário, psicóloga, acadêmicos do último ano de Enfermagem, e acadêmicos de Medicina que possuem títulos de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS – Advanced Cardiovascular Life Support).

O grupo ficará abrigado na casa salesiana onde funciona a Faculdade Dom Bosco, e prestará serviço na capital gaúcha e região metropolitana. A coordenação dos voluntários e dos trabalhos ficará sob responsabilidade do médico, Dr. Ângelo Jacomossi, responsável pela unidade curricular IESC (Interação Ensino em Saúde na Comunidade) e docente do Curso de Medicina do UniSALESIANO.

O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, define essa prestação de serviço da universidade como parte de sua existência.

“Nós existimos para formar profissionais plenos para o trabalho. Então, quando nós pensamos no Rio Grande do Sul, pensamos em fazer mais do que doar mantimentos. Portanto, forneceremos um tempo desses profissionais para ajudar a comunidade mais sofrida”, explicou Ornellas, ao completar que o médico veterinário e a psicóloga, formados no UniSALESIANO, irão a campo para assessorar o grupo de voluntários também da área da saúde.

Segundo ele, o médico veterinário fará a análise das doenças epidemiológicas e também orientará os profissionais da saúde que estão lá sobre os possíveis perigos de contaminação de diversas doenças. Já a psicóloga dará o suporte psicológico ao grupo. “Importante frisar que nossos professores psicólogos e acadêmicos do último ano atuarão de forma on-line com as pessoas que necessitam desse apoio, no Sul”, disse o Pró-Reitor.

CATÁSTROFE

Já o Coordenador do Curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Poletto, enfatiza que a assistência em situações de catástrofe é uma obrigação humanitária fundamental dos salesianos. ‘É nossa responsabilidade não apenas reconhecer, mas também agir diante desse compromisso humanitário”, disse.

Por sua vez, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, SDB, destaca que a solidariedade que o povo brasileiro demonstra em um momento como este, de calamidade, é surpreendente.

“E encontrar nos jovens universitários um eco de resposta é algo que engrandece nossa Instituição Universitária e toda a humanidade. Parabenizo nossos educadores e os que responderam a este apelo de voluntariado, cuidando daquilo o que temos de mais precioso: a vida!”, concluiu Pe. Paulo.