Lula comenta operação da PF e liga tentativa de golpe a Bolsonaro: "Não teria acontecido sem ele"

Em entrevista a uma rádio na manhã de ação da PF contra ex-presidente e aliados, Lula disse que rival "não estava preparado para perder" as eleições

Lula comenta operação da PF e liga tentativa de golpe a Bolsonaro: "Não teria acontecido sem ele" - Divulgação


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou, na manhã desta quinta-feira (8), a operação da Polícia Federal (PF) que mirou Jair Bolsonaro (PL) e aliados do ex-presidente. A força-tarefa investiga tentativa de golpe de Estado para manter o ex-mandatário do Executivo no poder.


Perguntado sobre a participação de Bolsonaro nos atos golpistas do 8 de janeiro, Lula supôs que "ele deve ter participado da construção desta tentativa de golpe". Também disse que o ex-líder do Executivo não teve "coragem" de passar a faixa presidencial e saiu de casa "chorando". Para o presidente, a destruição na capital "não teria acontecido sem ele".

"Eleição democrática, a gente perde e a gente ganha. Quando a gente perde, a gente lamenta, quando a gente ganha, toma posse e assume o país. O cidadão que estava no governo não estava preparado para ganhar, não estava preparado para perder, não estava preparado para sair", explicou, em entrevista à Rádio Itatiaia.



Ao dizer que a investigação é "coisa da PF" e segue em sigilo, Lula afirmou esperar que a corporação faça "aquilo que a justiça determinou e que depois apresente para a sociedade o resultado daquilo que eles encontraram".

A força-tarefa investiga uma possível organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado no Brasil, abolir o Estado Democrático de Direito e manter Jair Bolsonaro (PL) no poder.

"Tem muita gente envolvida, acho que tem muita gente investigada. Por que o dado completo é que houve uma tentativa de golpe e essa gente tem que ser investigada. Nós queremos saber quem é que financiou, quem é que pagou, quem é que financiava aqueles acampamentos. Para que a gente nunca mais permita o ato que aconteceu no 8 de janeiro", disse o presidente.